Motociclistas reclamam da postura da PM de João Pinheiro com relação a escapamentos esportivos

O JP Agora entrevistou um homem que disse que os policiais mandaram ele trocar o escapamento no meio da rua

A redação do JP Agora foi procurada por um grupo de motociclistas de João Pinheiro que estão insatisfeitos com as ações da Polícia Militar contra os escapamentos esportivos. Entrevistamos um dos integrantes do grupo e também o Capitão Vidal sobre o assunto.

Delvanir Fernandes, motociclista de 33 anos, defende que os escapamentos esportivos não são ilegais e que a maioria que é comercializada está dentro dos padrões exigidos pelo Inmetro. Mesmo assim, o jovem reclama que os policiais militares de João Pinheiro não levam muito isso em consideração.

“Fui abordado recentemente próximo ao Coelho Lanches e os policiais chegaram a pedir que eu retirasse meu escapamento esportivo ali mesmo, na rua. Então, eu conversei e expliquei que não estava fora da lei. Depois, me liberaram sem me multar, eu uso minha moto pra lazer, não gosto de incomodar ninguém com o barulho, se tem idoso ou criança perto eu não passo fazendo barulho. E a gente customiza a moto com barulho diferente pra ter uma sensação melhor, porque eu não tenho dinheiro pra comprar moto grande, e o escapamento esportivo deixa a gente mais perto dessa sensação” contou Delvanir.

Segundo Delvanir, o escapamento esportivo que estava instalado em sua moto naquela ocasião possui o selo do Inmetro. O objetivo do grupo ao procurar o JP Agora é chamar a atenção da população para a questão e também para servir como forma de informação para todos os motociclistas

Publicidade
Supermercado Líder - Corrida Premiada

O que diz a Polícia Militar

O JP Agora foi atrás do Capitão Vidal, comandante da Polícia Militar, para comentar o caso. O policial já disse publicamente em outras oportunidades que a tolerância para com modificações nos escapamentos das motos seria 0.

Sobre a reclamação do grupo de motociclistas, Vidal disse que muitos deles instalam escapamentos esportivos e fazem outras modificações no sistema para que a moto fique mais barulhenta, o que é proibido.

“No caso das motocicletas com escapamento esportivo, ele por si só não configura infração. Mas tem que estar devidamente autorizado pelo Inmetro, de acordo com o fabricante e sem qualquer alteração. Ocorre que muitas das vezes, mesmo utilizando escapamentos esportivos, eles fazem algumas alterações para modificar os ruídos, o que configura infração de trânsito. Então, mais uma vez, a simples substituição por um escapamento legal não configura infração.”

A explicação do Capitão Vidal não deixa margem para dúvidas. O uso de escapamento esportivo, desde que seja instalado conforme manda o fabricante, seja aprovado pelo Inmetro e não tenha nenhuma modificação a mais para aumentar a emissão de ruídos, não configura infração de trânsito.

E você, o que tem a dizer sobre motos com escapamentos modificados? Queremos saber a sua opinião. Deixe seu comentário.

52 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


52 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Faca na caveira
9 meses atrás

Poluição sonora, barulheira desnecessária, só quem tem filho pequeno ou precisa trabalhar em casa sabe a chatura que é essas motos barulhentas ,a maioria não tem carteira é só começar a fazer blitz que rapidinho vai começar a diminuir essa barulheira .

Só observando
9 meses atrás

Na minha opinião tinha quer ir direto pro pátio essas porqueira não respeita passa na rua da gente acelerando fazendo barulho terrível perturbando o sossego dos outros. Na maioria das casas tem idosos tem pessoas doentes tem crianças pequenas ou recém nascidas aí passa com essas porqueira fazendo barulho perturbando os outos, não estou generalizando mas a maioria é assim.

Silva Silva
9 meses atrás
Resposta para  Só observando

Se um bem seu tiver regularizado dentro da lei também pode ir pro pátio

Só observando
9 meses atrás
Resposta para  Silva Silva

E desde quando escapamento adulterado é regularizado se fazem barulhos fora do normal é porque sofreu alteração é como você está dizendo nos comentários no face ler a matéria e ver o que o capitão Vidal fala adúltera os escapamento pra fazer barulho.

Gaspar Biriba
8 meses atrás
Resposta para  Só observando

faz o seguinte e só avisar os corno de carro pra dar seta pq essas mulas de João Pinheiro vai andar de carro fecha os vidros esquece de retrovisor de olhar pra trás etc. escape barulhento e um geito de avisar esses bando de chifrudo que tem moto perto deles

Gabiru
9 meses atrás

Escapamento barulhento é a forma que o corno encontrou para não matar o amante! Avisa que está chegando a 100 metros! Kkkkkk

ram dam dam dam pá
9 meses atrás
Resposta para  Gabiru

só é corno quem é curioso kkkkk

Última edição 9 meses atrás by ram dam dam dam pá
O mito
9 meses atrás
Resposta para  Gabiru

Falou tudo amigo ??

Silva Silva
9 meses atrás
Resposta para  Gabiru

Você intende bem do assunto em

Sincero
9 meses atrás

Tem que multar mesmo!!!! Essas motos barulhentas prejudicam demais!! Se gosta de barulho, coloca ele no fone de ouvido no talo

Rosevert
9 meses atrás
Resposta para  Sincero

Concordo com vc

Silva Silva
9 meses atrás
Resposta para  Sincero

Igual ,seu som, ou oque você usa meu bem material em dia dentro do meu direito lei é pra respeitar a lei também

Danilo gentili
8 meses atrás
Resposta para  Silva Silva

Mais vc quer equiparar musica com um breeeeeeeeeeeeeeeeeeeeepppp
Faz sentido? Al menú ver n…

Fora comunismo.
9 meses atrás

Quem coloca esse escapamento aí já tá com intuito sim de fazer barulho ,eu tenho moto e não suporta barulheira.

Delton
9 meses atrás

AZ um baru muito alto incomoda mesmo e muito

André filho
9 meses atrás

E os cara ainda acham que estão certos kkkk vai passar vergonha ninguém aguenta essa barulheira. Ferro neles….

Pinheirense
9 meses atrás

Parabéns aos policiais

Delmc
9 meses atrás
Resposta para  Pinheirense

Quais os que estão certos ou os que querem punir quem está dentro da legalidade

Consequências
9 meses atrás

TOLERÂNCIA ZERO PRA MOTOCICLETA BARULHENTA

Xavier
9 meses atrás

Acho que apolícia deveria colocar o motociclista com o ouvido no rumo do escapamento e acelerar o máximo para ele sentir o que nos sentimos quando eles passam por nos transeuntes.

Rosevert
9 meses atrás

E nojento molecada que fica principalmente na praça pra baixo e pra cima com a merda acelerando e cortando giro da merda fazendo zueira e td mundo tem que ficar satisfeito com a palhaçada nojenta o barulho da moto desde que não seja pra incomoda ok mas infelizmente por a merda e fica chamando atenção de quem não está nem aí pra merda da zueira vc senta em um lugar tranquilo lá vem a merda acelerando pró lado e outro chamando atenção vai com a merda pra BR vai acelerar pra la então

Pqp
9 meses atrás

Querem aparecer… Bando de gente atoa que faz isso, tenho moto e uso pra ir para o trabalho, todos os dias passo em frente a uma viatura e nenhum policial nunca me parou…
E pq? Pq eles reconhecem quem tem moto pra usar de forma civilizada e quem tem pra bagunça.

Tá certinho evitar essa poluição sonora, quer barulho enfia um fone no ouvido escuta música no último volume…

Fora que tem uma vantajeiros que acham que barulho é plástica né?! Se é que me entendem, esses feios da poha.

Delmc
9 meses atrás
Resposta para  Pqp

Proíbe a lei então amigo proíbe a fabricação que é especificada pelo Inmetro e órgão competentes e nunca mas ninguém usa blz …cada um luta pelo que tem direito dentro da própria lei

Chacau
9 meses atrás

Acho que a polícia tinha que pegar os condutores destas motos barulhentas… um policial segura a cabeça do motociclista perto da descarga e o outro policial acelera a moto no neutro até “envermelhar” a descarga ……..depois levar pro pátio!..

Delmc
9 meses atrás
Resposta para  Chacau

Você é tão inteligente queria que fizessem isso com vc estando no seu direito

Marcos Castro
9 meses atrás

Eu adoro o som de um escapamento esportivo. Quando eu era moleque a Opala do vizinho tinha um, com aquele som grave, bonito, o som embolando na lenta. Achava depois. Motos tem escapamentos esportivos legais com a mesma característica, porém, em JP, a maior parte dos motoqueiros estão simplesmente furando os escapamentos ou deixando “só o cano”. Isso não é um escapamento esportivo, fora que o som fica horrível, agudo, alto. Como não acham isso ridículo? Eu falo mais, um moleque desses só chama a atenção de outro moleque que gosta da mesma coisa. Vocês são todos gays? Respeito, tem… Leia mais »

Eli
9 meses atrás

Falta de serviço pra esse cidadão, tá querendo e ipobe, tolerância zero entendeu, vai fazer barulho no meio do mato, na cidade tem que ter respeito com o próximo, vc não alugou o ouvido de ninguem… Polícia pfv da próxima vez manda esse rapaz tira essa descarga….

Pe de cana
8 meses atrás
Resposta para  Eli

Opa na roça não….quero sussego também

Alguen
9 meses atrás

Falta de serviço que fala né….

Indignado
9 meses atrás

Passou da hora msm de pegar essas motos do barulho insuportável ,dia todo na cabeça do povo,chega passa o rodo em todas.
Parabéns pmmg

Natal
9 meses atrás

Ser boy custa caro. Tá prendendo pouco ainda. Tinha q remover e fazer muita multa para nunca mais tirar essas porqueira.

Delmc
9 meses atrás
Resposta para  Natal

Saiba que vc for no Detran vc rugalariza pagando até um som que ouvido nenhum Augusta o meu escape é regular dentro da lei e mesmo assim estou errado ….errado então é quem aprova um produto legalizado no Brasil

Grampao
9 meses atrás

a moto dele faz barulho e grande foi mexida sim

Delmc
9 meses atrás
Resposta para  Grampao

Minha moto tá a disposição pra averiguação,, pq aqui a inveja bate e cai…..?

Leo
9 meses atrás

Eu só acho que quem defende o uso desses escapamentos tinha pegar eles e enfiar bem no meio do ? já que querem usar usem eles lá por que ninguém é obrigado a aguentar essa barulheira.

Barbeiro
9 meses atrás

Tem que colocar é a orelha deles perto do escapamento e acelerar a moto no máximo

Zilda quintino Quintino
9 meses atrás

É dureza essa vida para nós que somos classe é de nada misericórdia Jesus Cristo tem misericórdia de nós

Ildeo
9 meses atrás

Tudo corno esses motoqueiros barulhentos!

silêncio é bom
9 meses atrás

o engraçado é que uma pessoa estuda, faz facu, especialização, “treinamento na nasa” pra desenvolver uma coisa com menos ruidos possivel.
ai vem um tapado que mal sabe ler e acelera a porcaria da magrela quase ate estourar pra fazer graça. Que ouvir barulho e moto estralando? vai pro meio do mato e acelera essa merda ate explodir

Pe de cana
8 meses atrás
Resposta para  silêncio é bom

Opa na roça não …..quero sossego também

Banana
9 meses atrás

Põe um fone de ouvido com o barulho esportivo e anda na moto normal, cambada de otário que quer aparecer, se quiser aparecer compra uma moto de 600 cilindradas ou mais.

Cidadão de bem
9 meses atrás

Acho isso muito desnecessário, quer ibope sim! Quanta barulheira vai fazer barulho lá na casa do [email protected]$#i gente sem p que fazer.

Valdeniu antonio
9 meses atrás

Eu ja deixei de fexar negocio em motos por esta usando esse tipo de escape teve uma recente que estava 1.500 reais abaixo do valor e eu nao quis….em fim eu nao gosto mas nao tenho nada contra quem gosta pra mim se a moto nao fizesse nenhum ruido eu achava melhor

Escapamento é o crlho
8 meses atrás

Acho certo usar escapamento esportivo (ainda mais se for no local indicado, anus do motoqueiro)

Pqp…. barulho chato do caralho….. se fosse msm uma moto né….. já viria de fábrica com um escapamento legal…. olha uma hornet, ali n incomoda…..

??‍♂️

Niltinho du ganga
8 meses atrás

Eu tenho uma,CB ,1000 o problema não é o escapamento das motos.,,o problema é ficar dando cavalo de pau , andando de uma roda , fazendo super Man, ultrapassagem pela direita e a falta de responsabilidade de alguns aí a polícia tem que agir.

JP SEM LEI
8 meses atrás

A questão acredito eu e a cultura aí de João Pinheiro onde todos querem aparecer e ser mais do que os outros e um querendo se amostrar mais que outro para impressionar as gatinhas aí de jp lkkkk por que as Maria Garupa já conhece o boy pelo barulho da moto kkkkk enquanto não mudarem esta cultura tosca e imbecil este problema sempre irá existir aí devido a esta cultura.

Conciencia
8 meses atrás

Parabéns pela atitude. Vivemos em sociedade e temos que respeitar o próximo. Escapamento sportivo é a (removido) queo pariu…..

Delmc
8 meses atrás

Acho que se o cidadão está dentro da lei …. Com seu escape esportivo …..tudo bem tem que defender seu bem material que suou pra pagar e deixar regularizada doc em dia , Se fosse você correto dentro do seu direto deixaria levar um bem seu tivesse dentro do código brasileiro de trânsito…. Nem na roça vão encontrar o silêncio que procuram bom acredito que não nessa vida …. Sou contra quem tem escape esportivo passar das 12 pm fim de semana e 10 horas meio de semana ….. Minha moto não é da bagunça quem conhece sabe ela é… Leia mais »

Vc ñ tem carteira
8 meses atrás

Sua carteira e comprada ? Porque e lei regularizar o veículo no local.

Pmal
9 meses atrás

Eu acho qui não deveriam fazer isso, prender a moto de um trabalhador por causa de escape, tive minha moto apreendida a pouco tempo custei compra, trabalhei pra compra e eles vem e apreende ela, isso incentiva os jovens qui trabalhou a vida toda, a rouba a matar, isso é triste viu, “vivemos um país de corrupção onde meu escapamento e mais perseguido qui ladrão”

Blu
9 meses atrás

Nunca ouvir falar q escapamento barulhento matou alguém.
Cada um tem seu jeito de viver
Gosto cores e amores não se discutem

Fora comunismo.
8 meses atrás
Resposta para  Blu

Papo ruim kkkkkkkk

Artigos relacionados

Últimas Notícias