Depois que vários pinheirenses entraram em contato com a redação do JP Agora buscando informações sobre a redução dos testes do SUS na Unidade de Pronto Atendimento da cidade, a equipe de reportagem do site entrou em contato com o diretor clínico Dr. Lucas para que a situação fosse esclarecida. Ele contou que as equipes de saúde estão realizando testes apenas em casos específicos.
O médico ressaltou que o estado de pandemia já passou e pontuou, também, que a vacina já mostrou a sua força, impedindo os sintomas mais graves em casos de infecção. Assim, apenas casos específicos passam pelo teste na rede pública. Segundo o Dr. Lucas, esta é uma regra geral aplicável não só em João Pinheiro.
“A pandemia acabou. Então, não tem mais que testar todo mundo. Naquela época, o pessoal estava morrendo, estava internando, na UTI, mas depois da vacina teve uma proteção importante da população então o pessoal está pegando Covid agora de uma forma mais leve, como uma gripe. Evoluir com gravidade não está, então não faz o teste mais aleatoriamente para quem tem gripe. Testa quando o paciente tem uma indicação médica baseada no protocolo do Estado, em casa de falta de ar importante, alguma alteração importante de raio-x, algo que se o teste confirmar ser Covid irá definir a conduta no caso do paciente, se será internação ou não, por exemplo. O quadro gripal simplesmente não necessita mais do teste. Também é critério para o teste , quando o paciente não tem o esquema completo das doses da vacina ou se for funcionário da área da saúde, lembrando que em todos os casos , depende da avaliação do médico e do tempos dos sintomas dos pacientes ”, disse o Dr. Lucas.
Tal atitude vem gerando revolta na cidade. O JP Agora recebeu relatos de pinheirenses que procuraram atendimento na UPA com suspeita de Covid-19 e receberam a informação de que não receberiam o teste gratuito. Uma mulher, que preferiu não se identificar, chamou o caso de injustiça.
“Será que teria jeito de vocês me informar por qual motivo da área da saúde daqui do município de João Pinheiro o porque deles não estar realizando o teste de Covid pelo SUS porque eu acho isso uma grande injustiça” disse.
Outra mulher, mãe de duas crianças que estão em idade escolar, disse que ficou preocupada quando soube que não conseguiria testar seus filhos quando eles apresentaram os sintomas gripais. Então, ela preferiu fazer particular, o que lhe custou muito caro.
“Meus filhos começaram a sentir os sintomas depois do feriado. Levei eles no médico e fui informada que pelo SUS não estava realizando mais. Eu tive que fazer particular dos dois, minha pequena também teve que fazer, para nós que é pobre não consegue fazer esse tipo de exame. É R$90,00 na farmácia, muito caro” disse a mulher, que preferiu não se identificar.
O JP Agora se coloca à disposição das autoridades locais que, eventualmente, queiram esclarecer o assunto mais detalhadamente.
O pior é que as pessoas estão indo lá não consegue fazer o teste de corona e os médicos falam que é dengue. Eu mesma por 2vezes fui lá passando muito mal e as 2vezes os médicos que me atenderam falaram que era dengue. Fiz os exames particular e deu corona. Então as pessoas estão com corona e eles estão falando que é dengue. Sem se quiser ter feito um exame. Um absurdo. Como que os médicos da UPA pode dar um diagnóstico de dengue sem exame? Será que alguma Alguma autoridade pode tomar providências?
OLHA AQUI………..
O TESTE DE COVID PODE DAR REAÇÃO CRUZADA EM PACIENTE POSITIVOS PARA DENGUE E VIER TAMBÉM COM RESULTADO POSITIVO.
PARA DIAGNÓSTICO DE DENGUE NÃO NECESSITA DE EXAME.
PASSAR BEM
Só aqui que a pandemia acabou né. Em Paracatu faz normalmente no hospital pra todos. Só aqui mesmo, quem não tem dinheiro faz o que, há fica com dengue kkkkkk
Concordo. Qual a necessidade de realizar um teste se não vai mudar em nada as medicações que vai usar? Esse pessoal ta querendo é atestado.