A partir da análise dos números divulgados pela Secretaria de Saúde nos boletins epidemiológicos, é possível se verificar um declínio de contaminações e internações pela Covid-19 no município de João Pinheiro. A média de novas contaminações foi de aproximadamente 6 casos por dia, considerando os últimos 15 dias.
O JP Agora analisou os boletins divulgados do dia 2 de setembro a 16 de setembro. O que se vê é uma redução gradual do número de pessoas infectadas. No primeiro dia analisado, o município contava com 170 pessoas infectadas, 7 pessoas ocupando o leito da enfermaria Covid e 5 na UTI local.
Nos dias que se passaram desde então, as novas infecções pela Covid-19 se mantiveram em baixa. Foram 92 novas infecções registradas nos últimos 15 dias. No mesmo período 223 pessoas se recuperaram por completo da contaminação pelo vírus.
O boletim divulgado ao final do dia 16 de setembro, trouxe o registro de 4 novos casos positivos. 25 pessoas estão contaminadas atualmente. No leito da enfermaria há uma pessoa internada e uma outra está na UTI.
O dado que chama a atenção entretanto, é referente à vacinação. Conforme noticiado pelo JP Agora na tarde de quinta-feira (15) a procura está baixa pela vacina contra a Covid-19. No dia 2 de setembro 33.668 primeiras doses e 11.704 segundas doses haviam sido aplicadas, além de 1.809 doses únicas. Os números avançaram pouco 15 dias após, sendo 34.614 e 13.797 aplicações de primeira e segundas doses respectivamente verificadas no dia 16 de setembro. O número de doses únicas aplicadas permaneceu o mesmo.
Apenas um óbito decorrente de complicações da Covid-19 foi registrado nesse período. De acordo com o boletim epidemiológico do dia 16 de setembro, há dois óbitos em investigação.
A campanha de vacinação permanece na faixa etária dos 18 anos acima. Procure o posto de saúde mais próximo e vacine-se.