27.7 C
João Pinheiro
sábado, março 6, 2021

Ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 em João Pinheiro é de 30%, afirma prefeito

No início do ano a ocupação chegou a 60%

No início do ano de 2021, os níveis de pinheirenses internados pela Covid-19 na UTI de João Pinheiro cresceu assustadoramente. Foi o que disse o Prefeito Municipal Edmar Xavier Maciel (PDT) em entrevista à Rádio Nova FM na tarde desta sexta-feira (15). Segundo o chefe do executivo, a ocupação dos leitos de UTI na cidade chegou a 60%, mas atualmente está em 30%.

“Nos chegamos a ter 60% da ocupação da UTI e 14 pessoas na clínica. Então, 4 vagas na UTI e se 4 pessoas da clínica passarem para um grau mais elevado, ocuparia 100% da nossa UTI. Tínhamos 3 pessoas de João Pinheiro internadas em UTI fora, e imaginando que essas pessoas estivessem em João Pinheiro e fossem pessoas que não tivessem plano de saúde, nós teríamos 90% dos nossos leitos ocupados, isso na primeira semana” afirmou o prefeito.

Ainda segundo o prefeito, os casos de Covid-19 estão exigindo mais internação, sendo possível afirmar que a nova variante do coronavírus já está circulando pela cidade. “Não adianta a prefeitura ficar fazendo lei e decreto, precisa agora das pessoas se conscientizarem” disse.

Risco de falta de oxigênio

Perguntado sobre a fala de oxigênio que aconteceu em Manaus e se havia algum risco de situação similar acontecer em João Pinheiro, o chefe do executivo afirmou categoricamente que está tomando todas as providências para que isso não ocorra e garantiu a aquisição de máquinas que produzem o oxigênio para as pessoas que estão em isolamento em casa e necessitam deste tratamento.

“Quando a gente sente que pode acontecer isso, nós já começamos a caçar uma alternativa. Isso, é claro, quando falta em algum lugar, eles vão e compram em todos os lugares, e quanto mais pessoas dependem da respiração artificial, mais oxigênio vai gastar. Já estamos em negociação. Claro, nossa maior preocupação é com os internados, mas nós devemos ter hoje 100 pessoas acamadas em casa, conhecido como DPOC. Pouca gente sabe, nós entregamos os balões de oxigênio, quem paga é a prefeitura e estamos cotando algumas máquinas para produzir esse oxigênio, são máquinas simples pequenas e gera o oxigênio para essas pessoas que estão internadas” contou.


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias