InícioCidadePinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos,...

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

Tati Rodrigues decidiu empreender depois que ouviu críticas ofensivas às mulheres que possuem cabelos crespos

Publicado em

O JP Agora vai contar, nesta quarta-feira (30), mais do que uma história de sucesso profissional nascida na pandemia em João Pinheiro. A discussão, desta vez, vai muito além e traz uma reflexão sobre representatividade e sobre como sempre devemos buscar extrair coisas boas até mesmo de momentos ruins. Continue conosco e conheça a trajetória da pinheirense Tati Rodrigues, 41ª, mulher negra e de cabelos crespos foi a primeira pinheirense que inovou, abrindo um salão de beleza e se profissionalizando e especializando exclusivamente em cabelos crespos, cacheados e ondulados.

A equipe de redação do JP Agora entrevistou Tati Rodrigues para conhecer sua trajetória profissional e produzir um texto divulgando seu trabalho. No entanto, o que encontramos foi um verdadeiro exemplo de representatividade e empreendedorismo que servem de inspiração para muitos que pensam em desistir quando passam por momentos difíceis.

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

Tati Rodrigues contou que trabalhou por quase 13 anos como secretária e técnica em raio-x, e por 8 anos aos sábados e horas vagas como maquiadora, sendo ganhadora do prêmio Profissional Destaque do Ano por 2 anos consecutivos. Então, a empresa em que trabalhava fechou e como o desejo em maquiar também já não era latente em seu coração, ela se viu no impasse de continuar trabalhando fora ou empreender.

E ainda tinha outro porém, havia começado a pandemia do Covid-19. Neste período, Tati Rodrigues relatou pra uma amiga cabeleireira que tinha no coração o desejo de trabalhar com cabelos crespos, cacheados e ondulados. A amiga deu a ela o maior apoio e passou o contato do curso pra ela fazer. No curso Tati Rodrigues teve o seu primeiro contato com o Cronograma Capilar e um tratamento revolucionário capilar, chamado ozônio terapia, procedimento que, até então, não existia em João Pinheiro, sendo ela também a pioneira com o aparelho e com o cronograma capilar.

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

Mas até aí, ela não tinha dado andamento com o salão, tinha dúvidas, receios, medos, até porque estávamos em plena pandemia. Mas ainda sim recebia incentivos das amigas pra abrir o salão. Então ela começou a trabalhar como cabeleireira atendendo a domicílio, cortando os quatro cantos de João Pinheiro indo de casa em casa, debaixo de chuva e sol, carregando um lavatório portátil, ou lavando no tanque os cabelos das clientes. Segundo a pinheirense, ficou em oração alguns meses pedindo de Deus uma resposta sobre o que deveria fazer a respeito da ideia de abrir o salão, até que a tão aguardada resposta, veio de uma forma um tanto quanto inesperada.

Enquanto ela frequentava um salão de beleza de João Pinheiro, pra fazer um procedimento facial, Tati Rodrigues teve que ouvir as profissionais que lá trabalhavam criticando o cabelo crespo de uma cliente que elas haviam atendido, o que aconteceu, segundo ela, sem nenhum receio com a sua presença. Apesar do baque, o ato racista foi recebido por ela como o sinal que ela tanto pedia a Deus.

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

“Na hora, eu senti revolta e muita tristeza, quis chorar, me solidarizei com a pessoa que eu nem conhecia e me senti humilhada também porque lá estava eu, que tinha ido fazer um procedimento facial, e com meus cabelos crespos ouvindo todas aquelas criticas ofensivas. Saí dali determinada em abrir meu salão para cuidar de todas as mulheres que já tiveram que ouvir este tipo de comentário” disse Tati Rodrigues ao repórter do JP Agora, bastante emocionada.

Adversidade que se converteu em oportunidade

Com tudo pronto e ciente do sinal divino que tanto aguardava, Tati Rodrigues finalmente resolveu abrir seu salão no início da pandemia. Oferecendo o cronograma capilar, terapia com ozônio, inéditos em João Pinheiro, seu sucesso foi meteórico e, com um mês de funcionamento, a empresária precisou contratar uma funcionária para conseguir atender a demanda de clientes.

Além de oferecer seus serviços no salão de beleza voltado para cabelos crespos, cacheados e ondulados, Tati Rodrigues percebeu que deveria trabalhar de uma forma diferente porque sabia que a maioria das mulheres que possuem cabelos crespos, cacheados e ondulados, principalmente as crespas já passaram por isso durante a vida. Foi então que o seu sucesso se tornou ainda maior.

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

Hoje ela atende no salão pessoas de várias cidades, estados e até de fora do Brasil, como Estados Unidos, Espanha e Canadá, tendo um público a partir de 4 anos de idade.

“Aquilo que eu passei outras mulheres passam todos os dias. Eu digo isso com propriedade porque é o que mais me relatam aqui no salão. Mulheres com a autoestima extremamente baixa em razão dos comentários negativos e pejorativos que já cansaram de buscar soluções químicas para resolver o que foi imposto a elas como um “problema”. Por isso que eu e minha funcionária prezamos, além do trabalho, conversar com as clientes para resgatar e devolver a autoestima delas. Muitas chegam aqui se sentindo mal com os próprios cabelos, não sabendo elas quão lindas Deus as criou, quão especiais elas são. Então ajudamos elas a reconhecerem isso, através de conversa e apoio. Acreditamos que o verdadeiro tratamento vem de dentro para fora” ressaltou Tati Rodrigues.

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

Tratamentos de sucesso e e aconselhamento capilar

Tati Rodrigues destacou que o tratamento considerado seu carro chefe no momento é a umectação e nutrição capilar, que se converte em um verdadeiro curso para as clientes, já que elas saem do salão prontas e instruídas para cuidarem dos cachos em casa. Além disso, Tati conta que auxilia suas clientes que pretendem passar pela transação capilar, dando dicas de cuidados e de produtos certos para os cachos, ondulados e crespos.

“A transição capilar nada mais é do que parar de usar química ou algum alisamento térmico provocado por chapinha e secador. Ajudamos no processo de transição. A partir do momento que a pessoa para de usar química ela já está fazendo transição capilar. Não é fácil, algumas desiste no meio do caminho, por se acharem feias e por receberem críticas principalmente da família. Mas não é impossível e no final da transição a “recompensa vem” pois além de ter os cabelos naturais de volta, muitas se redescobrem, ativando sua identidade, destacou a profissional.

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

A reportagem do JP Agora sempre se orgulhou em contar sobre as histórias de sucesso da cidade de João Pinheiro. Tentamos sempre transmitir este sentimento às nossas reportagens e esperamos que tenhamos alcançado este objetivo, principalmente com este grande exemplo de empreendedorismo e representatividade e coragem como o da pinheirense Tati Rodrigues.

Acompanhe o trabalho de Tati pelas redes sociais no Instagram @eutatirodriigues e @tatirodriguescresposecacheados.

Pinheirense inova no mercado de beleza e se especializa em cabelos crespos, cacheados e ondulados

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
GALO DOIDO
1 mês atrás

muito sucesso para voce

mais artigos