A Polícia Militar do Meio Ambiente da cidade de Paracatu realizou, na última sexta-feira, 18 de março, a Operação Peixe Vivo, que resultou na apreensão de diversos itens de pesca e cerca de 8 quilos de pescado na região do Entre Ribeiros. Os militares navegaram mais de 50 km de barco durante os trabalhos no Rio Paracatu e Entre Ribeiros.
Segundo apurado pelo JP Agora, a operação foi realizada para atender várias denúncias anônimas que apontavam para a prática de pesca irregular nos mananciais da região, bem como nos rios Entre Ribeiros e Paracatu. Assim, na última sexta (18), os militares da PM de Paracatu navegaram mais de 50 km e apreenderam diversos itens ligados à pesca.
No total, foram apreendidas 10 redes de emalhar, 10 espinheis e 50 anzóis de pindas. Além disso, durante patrulhamento fora dos rios, os militares ainda apreenderam 10 molinetes, diversos anzóis e carreteis, bem como 8 quilos de pescado com tamanho inferior da tabela permitida.
Ainda durante os trabalhos, os militares abordaram dois homens pescando na Lagoa do DER, às margens da MGL 680. Apenas um deles possuía carteirinha de pescador amador e os dois estavam pescando em local proibido. A dupla já tinha pescado vários peixes também com tamanho inferior ao permitido, então os policiais autuaram administrativamente e registraram um boletim de ocorrências.
A Operação Peixe Vivo continuará sendo executada em virtude da semana mundial da água. Denúncias anônimas de crimes ambientais podem ser feitas através do 181.