Publicidade
Chegou seu momento - Faculdade Cidade de João Pinheiro
Publicidade
InícioCidadePreparativos 2° turno: justiça eleitoral de João Pinheiro testa integridade das urnas...

Preparativos 2° turno: justiça eleitoral de João Pinheiro testa integridade das urnas que serão utilizadas no dia 30

Por sorteio, uma urna foi ligada e foi realizada uma votação simulada, que correu bem e dentro do esperado

Publicado em

Aconteceu hoje, sexta-feira 21 de outubro, a votação simulada em uma urna sorteada dentre aquelas que serão utilizadas no segundo turno das eleições presidenciais do dia 30 de outubro. A medida faz parte do cronograma oficial da justiça eleitoral que visa atestar a integridade do sistema.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

O sistema de votação e os dados das eleitoras e eleitores, inseridos nas urnas para o 1º turno, permanecem nos equipamentos e não precisam ser substituídos. Para o 2º turno, são inseridos os dados das duas chapas que concorrem à Presidência da República e também uma nova mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna.

Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. O JP Agora esteve presente na reunião, que foi aberta às 14 horas. Em entrevista, Hércules Junior, chefe do cartório eleitoral, explicou um pouco mais sobre o procedimento.

Publicidade
Pop Pet Center em João Pinheiro

“Fizemos a carga dos dados oficiais para a urna e também fizemos um teste em uma urna sorteada, chamada votação paralela, e esses votos foram digitados na urna e ela atestou justamente o resultado das cédulas. Isso serve para comprovar a eficiência e integridade do sistema” disse Hércules à reportagem do JP Agora.

O chefe do cartório eleitoral seguiu explicando que este é mais um dos quase 30 processos de auditoria das urnas eletrônicas e contou que, no próximo sábado, elas seguirão a Belo Horizonte para novos testes.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

“Essa é uma das quase 30 auditorias da urna eletrônica. Ainda teremos, no próximo sábado, o sorteio das urnas que serão encaminhadas a Belo Horizonte, onde também faz-se votações nelas o dia todo para comprovar a integridade mais uma vez” ressaltou.

Por fim, Hércules Junior contou que a organização dos últimos detalhes para o segundo turno já estão sendo acertados e que tudo está correndo dentro do planejado. As eleições acontecem no dia 30 de outubro e o eleitor terá que decidir entre Jair Bolsonaro ou Lula da Silva, candidatos ao cargo de chefe do executivo do Brasil.

Publicidade

Todas as urnas eletrônicas a serem utilizadas em Minas Gerais ficarão armazenadas em locais com vigilância 24h. Elas serão distribuídas para os locais de votação na véspera ou na madrugada do dia da eleição.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
GALO DOIDO
1 mês atrás

HUM TÁ

mais artigos