InícioDestaquePresidente do conselho gestor do Cruzeiro teme queda à Série C por...

Presidente do conselho gestor do Cruzeiro teme queda à Série C por dívida na Fifa

Saulo Fróes afirma que clube ainda não "tem a menor ideia" de como conseguirá recursos para quitar débito; data limite para pagamento, segundo ele, é 1º de abril

Publicado em

Em busca de recursos para manter os salários dos jogadores em dia, o Cruzeiro ainda precisa correr contra o tempo para quitar empréstimos e, de forma mais urgente ainda, tem que pensar nas dívidas que tem em processos que correm na Fifa. No dia 1º de abril, o clube terá de pagar R$ 60 milhões referentes a essas ações que correm na entidade maior do futebol mundial. É o que garante Saulo Fróes, presidente do conselho gestor celeste.

– Estamos negociando com os bancos, quase todos conseguimos, mas o maior problema hoje é a dívida da Fifa, que é de R$ 60 milhões, no dia 1º de abril. Esse estamos focando para resolver.

Questionado sobre as sanções que o clube poderá sofrer no caso de não arcar com o pagamento da quantia, ele foi claro:

“Vai para Terceira Divisão e ainda perde seis pontos. Isso pode acontecer”

A 62 dias do prazo final, o conselho gestor ainda não sabe de que forma irá angariar recursos para pagar tais dívidas. Segundo Saulo, no entanto, já há algumas estratégias sendo estudadas pela diretoria.

– Vamos ter que nos virar. Não temos a mínima ideia agora, completa, do que vamos fazer. Estamos com algumas estratégias, que ainda não podemos revelar, e estamos vendo se serão viáveis.

Dívida tributária e Profut

Saulo Fróes também explicitou a preocupação no que diz respeito às dívidas tributárias do Cruzeiro. Segundo ele, representantes do clube irão a Brasília na sexta-feira, a convite do governo, para renegociar os débitos e tentar, assim, manter o Cruzeiro no Profut (Programa de Modernização da Gestão de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro):

– Situação é realmente muito delicada, muito perigosa. Vamos tentar resolver. Sexta-feira estamos indo em Brasília justamente para tentar iniciar um processo e mostrar que hoje a cara do Cruzeiro é outra. É outro Cruzeiro. Aquele que não tinha credibilidade perante ao governo acabou. Fomos, inclusive, convidados a ir lá.

Os problemas financeiros do Cruzeiro ocorrem há alguns anos, mas acabaram sendo potencializados pelos gastos da gestão Wagner Pires de Sá, que iniciou em janeiro de 2018 e, justamente em função das questões contábeis, acabou em dezembro do ano passado, com a renúncia de toda a chapa eleita.

A situação financeira do clube foi um dos grandes causadores do rebaixamento à Série B, no ano passado. Durante praticamente todo o segundo semestre, os salários estiveram em atraso, o que fez com que vários jogadores entrassem na Justiça para pedir rescisão unilateral do contrato e cobrar dívida.

Os “medalhões” que não buscaram outros clubes, precisaram passar por repactuação salarial para que seguissem na Toca, como aconteceu com Fábio, Edilson e Léo. Dedé, Ariel Cabral e Rodriguinho ainda são jogadores da Raposa, mas buscam alternativas no mercado.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Galo Doido
4 anos atrás

As Marias de João Pinheiro agora vai postar outro auditor pedindo ajuda

Fe
4 anos atrás
Resposta para  Galo Doido

Pra querer zuar, tem que pelo menos saber escrever.

Rodrigo Vax
4 anos atrás
Resposta para  Fe

Meninas calma foi meu filho de 7 anos que digitou, pelo menos ele ta na escola apredendo vcs tinha que repreender era os ladrões da direção do Cruzeiro que manchou o futebol de Minas,? Calmas Maria série B ou C. Vocês ta nervosa

Guilherme
4 anos atrás

Parabéns belíssima reportagem, jpagora
Agora Cruzeiro troca de nome de novo

Galo Doído/ Marcelo
4 anos atrás

E’ o trem tá feio para as Marias, agorá elas ficam loucas, fica Titi não, fica Titi não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rodrigo Vax
4 anos atrás
Resposta para  Galo Doído/ Marcelo

Chama o Thiago Neves e DEDE para ir em festas