O Sebrae Minas, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de João Pinheiro (Adesjop Agro), promove nesta quinta-feira (23/6), às 18h30, em João Pinheiro, o 1º Seminário Hídrico Pinheirense, que vai apresentar estratégias para revitalização e conservação da bacia do rio da Caatinga, com o objetivo de estimular o uso racional e sustentável da água nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba de Minas Gerais. O evento será realizado no Sindicato dos Produtores Rurais e vai contar com a participação de produtores rurais, empresários e representantes do poder público. As inscrições podem ser feitas neste link (clique aqui).
No seminário, será apresentado o Programa Restaurar: conhecer para conservar – uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae Minas para a construção de estratégias de apoio ao desenvolvimento sustentável em territórios de Minas Gerais. O programa deriva do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta já utilizada pelo Governo do Estado e que faz um levantamento da disponibilidade hídrica superficial, do uso e ocupação do solo, propondo ações para revitalização e conservação de bacias hidrográficas. No caso de João Pinheiro, o alvo de iniciativas é a bacia do rio da Caatinga, um importante curso d’água do município.
O Seminário terá a participação dos analistas do Sebrae Minas, Pierre Santos Vilela, que vai falar sobre o zoneamento da bacia do Rio da Prata, e Fabiana Vilela, que apresentará o Programa Restaurar. O evento terá ainda palestras da presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), Rowena Petrol, e do secretário de Agronegócio, Desenvolvimento e Irrigação de Cristalina (GO), Alécio Maróstica, que vai expor o case de sucesso do planejamento hídrico no município goiano.
O 1º Seminário Hídrico Pinheirense conta com o apoio da Prefeitura, da Associação Comercial e Empresarial e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pinheiro (ACE/CDL), além da Irriganor e da Associação Rio da Caatinga.