Uma professora de 60 anos de idade foi demitida da escola onde ministrava aulas de curso técnico após ser acusada de cometer injúria racial contra uma aluna em João Pinheiro. O caso aconteceu na semana passada e tomou grande proporção nas redes sociais após uma postagem do pinheirense Dam, questionando o silêncio da mídia local sobre o ocorrido. Depois do post, o JP Agora soube do caso e procurou a professora para uma entrevista. Ela disse ao repórter que não tinha a intenção de ofender a jovem e disse que está sofrendo as consequências por sua fala. Confira, a seguir, a reportagem exclusiva sobre o tema produzida pela redação do site JP Agora.
Com a repercussão do caso nas mídias sociais, o site JP Agora apurou a identidade dos envolvidos e a escola onde tudo aconteceu. A aluna, no entanto, preferiu não se identificar e chegou a dizer que não queria dar visibilidade ao caso porque a demissão da professora já era punição suficiente para ela. Por isso, como a própria vítima da injúria não quis expor a autora da ofensa, o JP Agora também vai preservar a sua identidade.
Apesar da negativa da vítima em conceder entrevista ao site, a equipe do JP Agora entendeu que seria necessário a produção de uma reportagem principalmente para que casos como estes não aconteçam mais.
A ofensa
Depois de conversar com a professora envolvida no caso e com algumas alunas que presenciaram a ofensa, o JP Agora apurou que a aula acontecia normalmente quando a professora se dirigiu à vítima e a questionou se ela havia “enfiado o dedo na tomada 220”, criticando o cabelo da jovem. Ela, então, não conseguiu se segurar e começou a chorar ainda na sala de aula. Diante da situação, a turma inteira saiu de dentro da sala e foram até a direção da escola.
A informação recebida através das fontes ligadas à turma apontaram que a professora foi mandada embora imediatamente, o que foi confirmado pelo JP Agora mais tarde com a direção e com a própria professora. Em nota enviada ao repórter do site, a vice-diretora do Colégio Visão se pronunciou dizendo que discriminação em sala de aula não pode ser aceita.
“Quando a situação chegou ao meu conhecimento através da aluna e de alguns colegas da turma, tomei as providências necessárias. A professora foi advertida e dispensada de suas funções. Histórias de alunos e professores discriminados em escolas não podem mais ser aceitas. Não compactuamos com nenhuma forma de preconceito!” diz a íntegra da nota enviada para o repórter do site.
Depois de ouvir a escola, o repórter do site entrou em contato com a professora e ela concordou em conceder uma entrevista. A todo momento, ela reafirmou que não teve a intenção de ofender a jovem.
Conversa informal
Questionada sobre a ofensa em si, a professora não concordou que ofendeu a jovem e disse que elas estavam em uma conversa informal, da qual foram extraídas palavras para poder prejudicá-la. Abaixo, o JP Agora transcreveu o que foi dito pela mulher.
“Foi uma conversa informal na qual eu vejo que foi extraído palavras e assuntos para poder prejudicar a minha pessoa. Eu já estava me sentindo perseguida porque foi me imposto três turnos, eu lecionava de manhã, de tarde e de noite. Então, era muitas aulas para mim. Eu já trabalhei lá uma vez, nunca tive esse tipo de problema. Eu sou uma pessoa simples, vim de família simples” disse a professora.
Adiante, a professora destacou que não é racista e que nunca fez nada parecido com ninguém nos seus 60 anos de vida. Pontuou, ainda, que tem amigos e familiares negros. “Eu não sou racista, nunca fui, nunca fiz isso com ninguém, eu tenho 60 anos. Eu tenho um irmão de criação que é negro, nora que é negra, advogado negro, convivo com várias pessoas de cor e de raças diferentes. Na minha profissão, eu tive convivência, no comércio, em casa, então toda vida eu fui uma pessoa humilde, simples. Nunca fiz isso com ninguém, se ela se sentiu ofendida, eu jamais tive essa intenção de fazer isso” ressaltou a mulher.
“Na altura da vida igual eu estou, eu não ia fazer isso. Eu sou uma pessoa que tem uma índole, nunca tive problema nenhum com justiça, de processar alguém ou de ser processada, jamais eu iria provocar uma situação sem medir as consequências que poderia acontecer. Infelizmente, a gente estava em uma conversa informal e dessa conversa foi extraído isso dessa forma e chegou a esse ponto” disse.
A professora continuou dizendo que não teve a intenção de ofender a jovem e que pode não ter usado o vocabulário certo para expressar o que estava querendo dizer. “Eu não tenho nada, não sou ninguém, meu direito começa a onde termina o do outro e vice versa. Se foi extraído essas palavras, infelizmente eu não devo ter tido vocabulário certo para poder saber expressar o que eu estava querendo dizer. Jamais foi com intenção de prejudicar nem ela nem ninguém nem outra pessoa” pontuou.
Questionada se ela estava arrependida pelo ocorrido, a professora ressaltou que se arrepende de ter participado da conversa e de não ter usado o vocabulário correto para se expressar, mas insistindo que não teve a intensão de ofender pontuou que depende muito de quem interpreta. “Meu arrependimento é de ter participado da conversa e não ter usado o vocabulário certo para o que eu quisesse expressar. Talvez foi um ato, um momento impensado que o vocabulário ele tem várias interpretações. Depende de quem está interpretando, eu não tive a intenção, do fundo do meu coração” disse a professora.
Ao final, a professora se mostrou arrependida e pontuou que perdeu o trabalho, sua fonte de renda. “Eu sinto muito pelo fato que aconteceu, perdi meu trabalho e isso já está me prejudicando porque agora eu estou sem trabalho e é eu que me sustento. Estou na casa da minha mãe, não tenho casa. Trabalho para sobreviver, defender o meu pão de cada dia. Jamais eu poderia pensar que as coisas fossem tomar esse rumo porque eu não tive a intenção. Se eu pudesse conversar com ela para poder a gente pelo menos tentar desfazer a ofensa, eu posso mostrar para ela que eu não tive essa intenção” finalizou a professora.
O JP Agora apurou, por fim, que o crime de injúria racial depende de representação, o que quer dizer que, para que a professora responda penalmente por seu ato, seria necessária a representação dela na polícia por parte da vítima. No entanto, a jovem preferiu não levar o caso até as autoridades porque entendeu que a demissão já foi pena suficiente para a professora.
Gente respeito em primeiro lugar tem que parar com isso RACISMO É CRIME chega de ficar calada aceitando humilhaçao dos outro fez mais do que certo tem que denunciar mesmo ainda mais professor q tem que da exemplo se eu soubesse o nome dessa cretina ia dar merda…😡😡
Isso aí petista!
Petista vítimista, só pode. Racismo é uma coisa, orientar a pessoa a pentear o cabelo agora é racismo. Essa expressão usada é usada pra quem não penteia o cabelo.
Primeiro que você não tem que orientar ninguém a pentear o cabelo, cada um usa da forma que quer, é difícil entender isso? E é difícil entender também que isso foi RACISMO sim? Vitimista é o c*r*lh* seu sem noção.
Acho que você não sabe o significado de uma conversa informal não é? Além de ser vitimismo ainda é burro
Pentear o cabelo e opção, pentea quem quer não só por isso pode aparecer uma pessoa e fazer racismo com ela.
Quem é a professora, algum aluno lá do visão deve saber, diz aí nos comentários
Locha
Rosangela
Bem feito, palhaça
Povo de hoje tudo mimimi, na minha época a conceição mulher do Tim calango fazia coisas muito pior e nenhum aluno era tão chorão como os de hoje, culpa dessa mídia nojenta.
Na sua época né querido, não estamos no século 20 mais pra aguentar tudo calado. Se manca, sem noção. RACISMO É CRIME.
Precisamos de mais Dams em João Pinheiro
Tenho até receio de encontrar meus amigos de infância,pois se nos encontramos pegaremos prisão perpétua.Eta geração mimizenta e chorona.
Pois meu ciclo de amizade tem o 4 olho,picolé de asfalto,Olívia palito,rolha de poço,pintor de rodapé,essas diferenças nunca nos afastou.
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
Você falaria isso pra uma pessoa que nunca viu na vida? Dúvido então fica na sua…
Cala a boca, alunos e professores tendo uma conversa informal e não podiam ter um comentário desse?
Não poderia afinal ela tá lá pra ensinar ou falar de seus alunos?
Por isso está escrito na matéria (conversa informal) mas pelo jeito quem não estudou aqui foi você
Bom!! Alguns já comentaram aí em baixo, mas tá uma chatice, não pode falar mais nada que é crime, credo , tudo é racismo, mandar uma professôra ir embora por causa de uma brincadeira, e as barbaridades o que Alunos fazem e dizem aos profissionais do Ensino?? Fica por isso mesmo, pois não pode chamar atenção Dêles se não ficam constrangidos!! Tem mudar muita coisa, os direitos são iguais!!
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
FOGO NOS RACISTAS
🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀Ainda bem que aqui na nossa cidade as coisas não estão mais ficando de lado…tudo hoje em dia pode dar processo inclisive podemos ganhar dinheiro com isso qualquer ofensa sendo registrada contra um negro,ou Lgbt…VAMOS DENUNCIAR GALERA esse bando de gente RACISTA e HOMOFOBICO🇧🇷 Comentem essa rashtag nos comentarios!
#ChegaDeSerHumilhado🇧🇷 todos juntos por um futuro e uma cidade melhor🙏
Geração mi mi mi
Concordo, frescura pura, na minha época não existia nada disso
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
Por causa de pessoas como você que o movimento anti racistas perde credibilidade, onde um comentário sem 1 pingo de maldade se torna algo como se tivesse matado alguém, vocês são ridículos
O
Isso aí é um vocabulário que usamos a anos…
O povo procura jeito pra ser vitima em tudo
Concordo plenamente ,
Você usa pq é racista, beijoooo
Racista pq fala que alguém botou o dedo na tomada 220? Vocês são ridículos
Isso não é vocabulário, isso é RACISMO. E sim, os negros foram e são vítimas, desde a época da escravidão até os atos racistas que sofrem até hoje. SEM NOÇÃO.
Pelo amor de Deus, chora menos
A geração mimi tem mais bosta do que tudo na cabeça acham que sabem de tudo no fim não sabem de nada se ofende com qualquer coisa e se acham no direito de ofender quem eles querem.
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
O mundo ficou chato! Muito mimimi, patrocinado pela mídia nojenta militante!
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
Que bando de frescos.
Não pode falar nada que já estão se sentindo ofendidos.
Quando essas pessoas chamarem vcs de qualquer coisa que seja, chamem a polícia tbm.
Façam denúncia contra eles tbm.
Bando de frescos.
Nutella demais.
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
Penso, que o racismo existe, discriminação existe, mas muitos casos são mimi (não estou dizendo que esse é ou não é).Isso tudo vem dessa briga política e por determinados grupos que estão apostando no separar para conquistar. Se continuar assim, logo logo vamos ter bairros de negros, bairros de brancos, bairros de LGBTQI+. Gosto das pessoas pelo caráter e não pelo tipo físico, cor ou escolha sexual. Paz, respeito e vamos sorrir mais, estamos levando as coisas muito ao pé da letra. Minha opinião.
Com certeza a professora não fez por mau
A professora perguntou se ela tinha enfiado o dedo na tomada 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu teria perguntado, se ela tinha visto uma onça 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Mimimimimimimimimimimimi….
Essa geração dos mi mi mi que Luxo é esse como diz minha avó! Kkkkkk
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
nossa gente a professora também não era um monstro não
ela é uma mulher empoderada,com muito conhecimento,mais porém alguns alunos também não são santos
faltou um pouquinho de dinâmica nas aulas,professora muito guerreira talvez sobrecarregada onde ocorreu essa Fatalidade
Agora o que tem gente querendo dar Ibope nisso não é nem brincadeira
Então deveriam todos ficar calados e seguir suas vidas?
Lógico né… não aconteceu com vc ou cm alguém que vc ama, pare cm essa cv fiada.
Vocês são muito é frescos isso sim
Infelizmente muito exagero por pouco. Geração nutela. Se ofende por tudo.
A professora foi errada e foi demitida. Parabéns a aluna q soube seguir a vida e não ficar só na opinião dos outros! Pessoas bem resolvidas ignoram aquilo q não lhe convém e dependendo do caso denuncia. AGR essas pessoas de baixa autoestima q só ficam parando a vida por causa dos q os outros falam é pq não se assumem ou não se valoriza!
Quanto intimismo!
Éramos mais felizes quando não tinha todo este vitimismo, se for apenas isso que a professora disse, creio que todo este alvoroço é desnecessário.
Racismo existe sim! Vejo esta situação como uma brincadeira.
Pois na sua época existia sim, isso era normalizado e todos se calavam, FELIZMENTE hoje o chamado mimimi é a voz que vocês não tinham na época de vocês. RACISMO é crime e engulam calados.
Ter voz é totalmente diferente dessas mimizada de vocês
Vira o disco militante sem noção
Certamente te falta conhecimento etnico.talvez seja uma pessoa branca que ñ conhece o racismo que nos negros passamos diariamente,entao nao e seu espaço de fala.fica quietinha e atente-se ao aprendizado.
Esses jovens de hoje se sentem ofendidos por tudo, qualquer coisa já é motivo de ofensa, duvido se essa menina aí já não fez certo tipo de brincadeiras tais como a que a professora fez, tem pessoas que levam brincadeira a sério e não sabem definir o que é brincadeira, achei desnecessário demitir a professora, qualquer coisa hoje em dia é motivo de ofensa, tem gente que gosta de se fazer de vítima de mais
E Nao é verdade? Povo chato, se é uma conversa informal já nem deveria estar em esfera escolar essa denúncia fajuta, galera de faz de Santo ofendido por umas coisas dessas mas em 4 paredes gosta de ser xingado de coisa mil vezes piores hahah
Uai, racismo agora é brincadeira?
Verdade
Né, tem gente que se ofende demais por pouco bosta e acha que é racismo
Sempre culpando a vítima, principalmente quando se é negra, né? Sociedade nojenta.
Olha vejamos bobera ,essa atitude dessa menina almenta o racismo,bobera,senhor dam agora queremos ver vc aparecer la e levar comida para a senhora.
Leva ela para sua casa e alimente ela
esse tal de dam tenta de tudo pra aparcer
cara ja tentou ser rapper mais niguem nunca ouviu uma musica , tentou vereador se tiver tido 10 votos e muito , pagina na internet que ninguem segue acho q ta na hora de procurar um serviço neh meu filho rsrsrsrsrrsrs
Quanto ódio em que mundo vc vive? Kkkkkkkkkkkk
Dam teve muito mais voto e sem comprar como esse bando politico falado que tá por ai e tem musica que toca em todos os cantos e com muitas participação famosa mas aqui não gostam do estilo dele e todo ano ta nas escolas falando sobre respeitar um ao outro e sobre bully e racismo
É justamente por causa de pessoas como você que o Dam se faz necessário no fundo todo mundo dessa cidade sabe que não tem nada que desmerece ele e quem fala dele é sempre pior que ele rsrsrsrsrsrsrsrsrsr
E vc tentou ser inteligente e falhou tbm kkkkkkkk
O Dam vai lá agora e sustenta a professoras..Um emprego pra ela…
Leva ela pra sua casa ué
VAI TRABALHAR DAM !!!!
Funcionário fantasmas precisa não
Convenhamos, aposto que a vítima é Ptista, pra se ofender com um comentário tão nulo como esse, mídia nojenta que ainda dá holofotes para algo assim, na minha época de escola existiam apelidos muito piores e ninguém tinha esse mi mi mi, mas essa geração é a mais nojenta de todas fala sério!
Belo comentário, vejo que é bolsominion e racista
Nojento é você por normalizar algo tão grave assim. RACISMO É CRIME.
Te chamavam de asno e certeza que você aceitava…
Chamavam sim, principiante a senhora sua mãe, mas não era pela burrice pra sua informação
DAM COLOCANDO O NARIZ ONDE NÃO É CHAMADO DE NOVO……GOSTA DEMAIS DE FAZER DESSERVIÇO E APARECER………A PRÓPRIA ALUNA NÃO LIGOU. TEM QUE DEIXAR PRA LÁ.
O HOMEM FEZ CERTO
Como sempre.
Não foi chamado igual a você fazendo esse comentário ridículo né…
Talvez se não tivesse deixado pra lá na sua época você teria aprendido a escrever kkk
Sério mesmo que o problema esta em questionar a normalização do problema? E é tão normal o problema que precisa se ocultar para levantar tal bandeira, irônico neh. É por “seres” assim que a nossa sociedade caminha ao declínio, mas a pergunta maior é: E se fosse com alguém próximo ou com vocês, você iria apoiar o emudecimento? Se sim, lembrem-se que o mundo gira e amanhã pode ser você vítima de algo que pode ser relevante para os outros mas com peso forte para o acometido ou seus iguais. #DICA de hoje: Sejam mais humanos e pratiquem mais a… Leia mais »
Vc só faz esse tipo de coisa por quer si candidatar,duvido si não tivesse algum interesse seu envolvido si vc ficava nessa discussão, cabelo mal penteado não é racismo quer dizer si for um careca e dizer alguma coisa e racismo também, vcs só aparecem para ter holofotes olhando um futuro público.alias vc tirou a sua estrela do PT que ficava pregada no vidro de trás do seu carro né.
O Dam como sempre necessário. Faz mais pela sociedade do que você, COM CERTEZA.