Imagine abrir mão do seu sábado de descanso, do almoço em família e do lazer para recolher a sujeira deixada por outras pessoas no meio da natureza. Essa foi a realidade de um grupo de moradores que decidiu se unir para dar um basta ao descaso e à poluição que ameaçam uma área rural de João Pinheiro. Munidos de sacos, ferramentas e muita indignação, eles transformaram o fim de semana em uma verdadeira força-tarefa contra a sujeira.
A ação voluntária aconteceu neste sábado, 20 de junho, na entrada do Assentamento Vista Alegre, bem próximo à BR-040 e à prainha. Cansados de ver o descarte irregular de entulho e lixo caseiro, os próprios moradores da comunidade se mobilizaram em um mutirão totalmente independente. Em poucas horas de trabalho, o grupo recolheu cerca de 6 toneladas de lixo, o que representava apenas a metade de toda a sujeira acumulada na entrada da comunidade. Todo o material recolhido será transportado e descartado no lixão municipal.
O mutirão contou com a participação ativa de lideranças locais, como o presidente da associação, Ricardo, e o vice-presidente Wanderly, além de moradores como Alain Saldanha, que desabafou sobre a falta de consciência de quem frequenta o local. Para viabilizar a limpeza pesada, o empresário conhecido como Bebê Ducha Car cedeu uma máquina e um caminhão-caçamba para a comunidade. Durante a ação, as crianças da região também participaram de um café da manhã especial e receberam orientações práticas de educação ambiental. O grupo instalou placas e faixas educativas na entrada do assentamento, implorando para que os visitantes e moradores recolham seus resíduos e utilizem o serviço de coleta regular da cidade.
A iniciativa partiu exclusivamente da comunidade do Vista Alegre, de forma totalmente independente. Que a ação sirva de exemplo para evitar o descarte irregular de lixo na zona rural de João Pinheiro.
