O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) confirmou, na manhã desta quarta-feira (27), a liberação do uso de máscaras de proteção em ambientes fechados no estado a partir de domingo (1º). A decisão da flexibilização, porém, cabe às prefeituras.
Por meio das redes sociais, o chefe do estado atribuiu a decisão à ampliação da imunização contra a Covid-19 no estado. “A partir de 1º de maio, está desobrigado o uso de máscaras em locais fechados em Minas. Com o avanço da maior operação de vacinação da história de Minas, depois de mais de 2 anos de pandemia, o sorriso dos mineiros poderá de novo ser mostrado pra todo o mundo”, escreveu.
No início do mês, o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, já havia informado o desejo da administração estadual em flexibilizar a utilização do item de proteção. Desde março, o uso das máscaras não é mais obrigatório em locais abertos.
Até o momento, 16.176.358 pessoas do estado tomaram as duas primeiras doses e 323.331 os dois reforços. Desde o início da pandemia, em março de 2022, Minas tem 3.353.911 casos da doença e 61.231 mortes confirmadas.