O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional, sediado em Patos de Minas, divulgou seu balanço mensal nesta terça-feira, 14 de março. Em fevereiro, a central de atendimento recebeu 5.510 ligações e realizou 1.981 atendimentos, além de enfrentar 263 trotes que atrapalharam o trabalho dos profissionais.
O informativo mensal, divulgado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Noroeste de Minas (CISREUNO), revelou que 766 orientações médicas foram fornecidas pelo serviço durante o mês. Os 1.981 atendimentos se dividem em: 1.168 clínicos, 21 pediátricos, 514 traumáticos, 55 obstétricos, 121 psiquiátricos e 102 inter-hospitalares.
Entretanto, o SAMU Regional teve que lidar com ligações falsas. Os 263 trotes recebidos não apenas atrapalham os serviços voltados para a saúde, mas também podem ser considerados crime. O respeito e a conscientização da população são essenciais para garantir a eficiência do atendimento em casos de emergência.
Implantado para atender a Macrorregião Noroeste, o SAMU Regional abrange 33 municípios, beneficiando cerca de 700 mil habitantes. A conscientização da população sobre a importância do serviço e a responsabilidade ao ligar para o número 192 são fundamentais para o bom funcionamento do SAMU e a preservação de vidas.