Secretaria de Meio Ambiente realiza plano municipal ambiental e precisa da participação da população de João Pinheiro

Ramon Corrêa, secretário da pasta, contou ao JP Agora mais detalhes sobre o Plano Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando, desde agosto de 2021, o Plano Municipal de Meio Ambiente. Os trabalhos de campo já estão praticamente finalizados e, agora, a população precisa dar sua opinião através de um questionário para que o projeto possa seguir tramitando. Ramon Corrêa, secretário da pasta, conversou com o JP Agora a respeito do tema.

Inicialmente, Ramon esclareceu que o Plano Municipal de Meio Ambiente trata-se de um trabalho completo para levantamento de todo o meio ambiente de João Pinheiro. Através dele, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pôde levantar toda a questão urbanística da cidade, todas as praças, quantificou todas as árvores identificando-as pelas espécies, dentre vários outros detalhes que levaram tempo para serem finalizados.

Agora, o projeto está em final após cinco meses. Aline Bessa, bióloga municipal que participou do projeto, contou que a população precisa participar neste momento conclusivo para que as providências futuras sejam adotadas.

“A participação da população é muito importante neste momento. Precisamos da participação da população, da opinião da maior parte dos pinheirenses para podermos fazer planos com a nossa cara, de acordo com os anseios da população” salientou a bióloga Aline a respeito do projeto.

As observações do plano englobaram, ainda, a questão de preservação ambiental, poluição urbana com resíduos sólidos, resíduos da construção civil, várias vertentes diferentes que podem ser alvo de leis para melhorar o bem estar social.

“É um trabalho complexo que envolve toda a estrutura ambiental de João Pinheiro. Sem dúvidas, sem o apoio da nossa bióloga Aline, da nossa engenheira ambiental Luiza, também a nossa amiga que nos ajuda Rose, toda equipe em geral, não seria possível” comentou Ramon Corrêa sobre os trabalhos realizados.

O secretário também ressaltou a importância da participação popular nesta fase conclusiva do plano. Segundo Ramon, o objetivo é que o projeto realizado sirva de alicerce para futuros projetos de lei relacionados ao meio ambiente municipal, dentre eles, o seu anseio pessoal de levar a educação ambiental para dentro do Capão da Água Limpa, parque municipal que precisa de mais atenção.

“Estamos na fase de conclusão e agora precisamos dar visibilidade para o trabalho, divulgando ele e trazendo para nós a participação popular. A população pode responder a um questionário para agregar o plano, que vai direcionar diversos projetos para aplicar recursos. Por isso estamos fazendo todos esses levantamentos, organizando para que possamos trazer mais recursos e aplicar no nosso meio ambiente, como por exemplo investimentos no capão da água limpa, nosso parque municipal. Quero trazer educação ambiental, levar as escolas lá pra dentro, participar conosco nessa educação ambiental e desenvolver vários projetos” pontuou Ramon.

Participe agora do projeto e responda ao questionário disponível no site da Prefeitura Municipal. Faça parte desse importante marco para a melhora do meio ambiente de João Pinheiro. Compartilhe com amigos e familiares.


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Artigos relacionados

Últimas Notícias