InícioCidadeSicoob Credipinho alerta associados para novo golpe na praça; “tem bandidos se...

Sicoob Credipinho alerta associados para novo golpe na praça; “tem bandidos se passando por funcionários da agência”

Os estelionatários descobriram um meio para que o número da agência apareça no celular da vítima quando ligam solicitando informações

Publicado em

Imagine a seguinte situação. Você recebe uma ligação em que aparece exatamente o número de contato do seu banco na tela. Parece legítima. Você atende. Um funcionário com o tom calmo começa a explicar que existe um problema de segurança na sua conta e que ele precisa que você forneça alguns dados para que ele impeça um incidente grave. Então acreditando estar falando com um funcionário real, você fornece as informações solicitadas. Pronto, você acabou de cair num golpe!

É isso que vem acontecendo em nossa cidade e região, uma prática criminosa conhecida como “golpe do falso funcionário”. Em João Pinheiro já existem diversos casos e, em todos, as vítimas receberam ligações com o número de chamadas das principais instituições financeiras da cidade, incluindo o Sicoob Credipinho.

“Neste tipo de abordagem, o bandido liga para a vítima se passando por um funcionário da cooperativa, e o número que apresenta no visor do celular é o número do telefone do Sicoob Credipinho, sendo que o maior índice nestas ligações, é o número 3361-0202, que é o telefone da agência do centro em João Pinheiro. Depois que a vítima atende, os bandidos tentam convencê-la a repassar informações valiosas, alegam que há movimentações indevidas na conta da vítima e solicitam que sejam realizadas transferências com o intuito de estorná-las, ou que necessitam de efetuar uma atualização no aplicativo, ou ainda que efetuaram uma compra no seu cartão em tal estabelecimento e será necessário cancelar”, explica a Ilmar Aparecida Franco, Diretora de Gestão de Riscos do Sicoob Credipinho.

Pelo fato de os bandidos conseguirem mascarar e falsificar o número do telefone, as pessoas acabam achando que é de fato uma ligação da sua agência, porque vai estar na tela do celular o contato registrado.

A Diretora ressalta que “O Sicoob Credipinho NUNCA solicita senhas, dados bancários, atualização de aplicativos ou realizar transações financeiras por telefone, e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais, e se caso venham receber ligações com pedidos semelhantes, contate imediatamente o seu gerente. Informou ainda que, os associados do Sicoob Credipinho contam também com um canal de atendimento relativo à Prevenção à Fraudes, disponível 24h por dia em todos os dias da semana e feriados, através do número 0800 724 4420 – Opção 5.”

Os criminosos estão cada vez mais capacitados, por isso é importantíssimo que se redobre a atenção quando o assunto é movimentação financeira on line. Os principais riscos envolvendo as transações financeiras são os de roubos de informações e senhas, onde o fraudador consegue acessar a conta e realizar operações em nome da vítima.

Ranna Coelho, Agente de Controle Interno do Sicoob Credipinho dá as seguintes dicas de segurança.

  • Adote medidas de segurança no WhatsApp, como verificação em 2 etapas e configurações de privacidade;
  • Não digite seus dados em uma suposta Central de Atendimento;
  • Nunca abra e-mails, clique em links ou execute arquivos enviados por desconhecidos;
  • Antes de realizar de enviar qualquer valor, ou enviar dados pessoais, confirme a identidade de quem está do outro lado;
  • Em caso de roubo, furto ou perda do seu aparelho celular, informe imediatamente a sua agência bancária;
  • Troque suas senhas periodicamente.

O problema atinge todos os usuários de telefonia celular, independentemente da idade, classe social ou localização. A ligação interrompe a rotina, irrita pela insistência e ainda pode causar enormes prejuízos financeiros.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários