UPA de João Pinheiro registra média de 115 atendimentos por dia a pacientes com sintomas gripais

Do total de 690 atendimentos, praticamente metade foram de pacientes com sintomas gripais

A Unidade de Pronto Atendimento de João Pinheiro registrou, nos últimos 3 dias, uma média de 115 atendimentos por dia a pacientes com sintomas gripais. O fato chamou a atenção do Diretor Clínico Dr. Lucas Pacheco que, em conversa com o JP Agora, alertou a população para a eventual desnecessidade de comparecimento à unidade em alguns casos. Entenda.

A equipe de reportagem procurou a direção da UPA para entender melhor como anda a situação dos atendimentos. Na ocasião, nosso repórter apurou que, nos últimos três dias, foram realizados 690 atendimentos dos mais variados no local, dos quais praticamente a metade se tratavam de pacientes com sintomas gripais.

Portanto, tem-se a média de 115 pacientes por dia que se apresentaram na UPA com sintomas de gripe. Apesar da preocupação das pessoas com os sintomas, os quais se assemelham com os sintomas da Covid-19, o Dr. Lucas ressaltou que a maioria dos pacientes não precisavam procurar atendimento médico na UPA em razão da ausência de urgência.

“Os sintomas gripais não são sintomas de urgência. Na maioria dos casos, nem precisaria de atendimento. Temos que orientar o pessoal para se hidratar bastante, procurar controlar os sintomas em casa e, mais uma vez, ingerir bastante líquido. Deixe para procurar a UPA somente quando realmente necessário porque a grande lotação acaba atrapalhando os casos realmente urgentes” pontuou o médico diretor clínico da unidade de pronto atendimento.

A UPA deve ser procurada preferencialmente nos casos moderados – tosse persistente, febre persistente ou com outros sintomas gripais ou presença de fator de risco – e casos graves – dispneia/desconforto respiratório, ou pressão persistente no tórax, ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.

A preocupação com um novo surto de Covid-19 existe, já que 22 pessoas testaram positivo somente na última terça-feira (04). Por isso, mantenha os cuidados preventivos, use máscara e álcool em gel.

4 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


4 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eumsm
4 meses atrás

vacina tem efeitos colateriais, eu não vou vacinar nem pagando

O Conservador
4 meses atrás
Resposta para  Eumsm

Vacina não funciona mesmo em quem não tem cérebro, então não adianta você tomar, mané.

Jorge
4 meses atrás

Começa o efeito das vaxinas boa sorte p tomou 1 2 3 aguarde a 4 5 6 7 8 9 10 e por ai vai

O Conservador
4 meses atrás
Resposta para  Jorge

As vacinas foram desenvolvidas para evitar casos graves e mortes, e não infecções, vide a vacina contra a gripe – que infecta milhões todos os anos mas mata poucos. Se informe melhor antes de defecar pelo teclado, animal de carroça.

Artigos relacionados

Últimas Notícias