Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas já estamos no fim do ano. O novo coronavírus dividiu 2020 em dois momentos: o antes e depois da pandemia, o que criou em muitas pessoas a sensação de que o tempo passou muito rápido. Em João Pinheiro, os enfeites de natal já começaram a ser instalados pelo grupo JP Consciente, o que traz o sentimento de que, de fato, as festas de fim de ano se aproximam.
O grupo composto por cidadãos empenhados na preservação da história e cultura de João Pinheiro é responsável por encabeçar o projeto desde o ano de 2016, quando notaram a necessidade de reviver o espirito natalino na cidade. Entretanto, a participação de todos os pinheirenses é importantíssima, destacou Hércules Junior, participante do JP Consciente em entrevista ao JP Agora.
“Em 2016, o JP Consciente foi à luta, se organizou e, por mais simples que tenha sido naquele ano, foi muito emocionante. De lá para cá, transformamos o natal de João Pinheiro no melhor natal de Minas Gerais não por ser o mais bonito, afinal, o mais bonito o dinheiro pode comprar. É o melhor porque envolve pessoas, envolve a comunidade e, além disso, envolve questões sociais e ambientais. No total, já reciclamos mais de 10 mil garrafas pets” comentou Hércules, enaltecendo também o trabalho desempenhado por toda a população.
No ano passado, a qualidade da decoração da Praça Coronel Hermógenes impressionou. Um caminho de luzes foi feito e se transformou em palco para fotos, um verdadeiro ponto turístico. Neste ano, em razão da pandemia, o grupo empenhou esforços na decoração somente da Praça Coronel Hermógenes, o que não significa que será menos grandioso. A expectativa é grande, destacou Hércules.
“A cidade de João Pinheiro tem que se orgulhar de verdade. Que os enfeites sirvam como mensagem de renovação das esperanças. Depois de um ano difícil, precisamos continuar sonhando. Tivemos que reduzir custos e reaproveitar enfeites neste ano, mas sei que todos vão entender que o mais importante é estar reativando e reanimando as esperanças” destacou.
Parcerias por uma cidade melhor
Hércules contou que várias pessoas tentaram desacreditar o projeto com o receio de que os enfeites seriam furtados e depredados. Entretanto, logo no primeiro ano, a realidade mostrou totalmente o contrário: a população abraçou a ideia e todos ajudaram na preservação, inclusive denunciando eventual ocorrência contra a decoração. Além do apoio total da sociedade, o grupo pôde contar com parcerias de empresas e da ACE, o que se repetiu, também, neste ano.
“Todo ano, um ou outro enfeite se perde, mas é normal. O que devemos ter em mente é a dedicação não só do JP Consciente para a preservação do natal, mas sim de toda a comunidade. Várias associações ajudaram na produção dos enfeites, inclusive este ano a ACE ficará responsável pela casa do papai Noel e por enfeitar a Praça Major Mendonça” contou Hércules, se mostrando bastante agradecido e contente com o empenho de todos.
A decoração está a todo vapor e deve ficar pronta em poucos dias. Não deixe de visitar a praça, tomando, é claro, todas as precauções necessárias em razão da pandemia, como fazer o uso de máscara corretamente.