Prefeitura de João Pinheiro anuncia tentativa de aquisição de até 60 mil vacinas contra a Covid-19

A expectativa é vacinar 30 mil pinheirenses; quantidade de doses dependerá do tipo da vacina que estará disponível para compra

O Prefeito Edmar Xavier convocou uma reunião extraordinária com a Câmara Municipal de João Pinheiro – MG na noite de ontem, 16 de março, para apresentar o projeto de adesão do município em um consórcio para a futura aquisição direta de vacinas contra a Covid-19. O projeto foi aprovado por unanimidade. Entenda como funcionará o processo a partir da aprovação.

O chefe do executivo pinheirense contou que já estava em negociação sobre a aquisição de vacinas com a Confederação Nacional de Municípios e a Associação de Saúde do Noroeste Mineiro desde o dia que o STF autorizou a compra direta de doses pelos municípios. Com a aprovação da Câmara Municipal, João Pinheiro integrará um consórcio constituído por diversos municípios que entrarão em uma espécie de fila para comprar as vacinas que estiverem disponíveis no mercado.

A adesão ao consórcio, no entanto, não significa que os municípios já estão aptos a adquirir as doses automaticamente. Edinho foi bem enfático quanto a esse ponto em seu discurso.

“Quero deixar bem claro que isso é uma tentativa. Somos 107 municípios cadastrados no primeiro momento. Estamos tentando comprar a vacina, não tem nada garantido, é uma tentativa que nós vamos fazer. A nossa proposta é vacinar 30 mil pessoas. Se for da vacina que tem duas doses, vamos comprar 60 mil doses, se for a vacina que só toma uma, 30 mil doses. A CNM está tentando comprar qualquer uma das vacinas disponíveis, seja a que usa uma dose, a que usa duas doses” esclareceu o prefeito.

Apesar da compra das vacinas não estar garantida pela adesão ao consórcio, Edmar Xavier garantiu que o município já tem o recurso para a compra e que, inclusive, a comprovação de que o recurso existe era um dos requisitos para a adesão.

“Mandamos o contracheque, será com recurso do PAB, temos o recurso. Mandamos a conta que possui o valor para confirmarem que temos condição de comprar a vacina. Fizemos a apresentação desse recurso. Não podemos dar garantia para a população, mas não podemos ficar de braços cruzados e não entrar nessa disputa para comprar porque se não amanhã todo mundo está comprando e ficamos para trás” pontuou.

A adesão foi aprovada por unanimidade. Se tudo correr conforme o planejado, até o final de maio e início de junho, os idosos de até 65 anos já estarão sendo vacinados com as doses que vem do estado e da união. Na previsão do prefeito, somando as mais 30 mil pessoas que poderão ser vacinadas, João Pinheiro vacinará jovens de 20 a 25 anos muito em breve.

Por fim, Edinho contou que o preço médio apresentado das vacinas é de U$7,9 dólares, que corresponde a aproximadamente R$45,00 (quarenta e cinco reais). Então, caso seja preciso duas doses, a previsão é de que a vacina custe, por pessoa, cerca de R$90,00 (noventa reais).

Leia também

Deixe um comentário

Inscrever-se
Notificar de

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Se for preciso eu pago a minha, da minha família e faço doações pra quem não pode pagar. Temos que nos vacinar o quanto antes, pois só a vacinação em massa resolverá este problema.

blá, blá, blá, blá vai a merda seu zé ruela….

Tem que dá um parecer é pra gente que trabalha em farmácia e que toda hora está de frente com o vírus. Porque só alguns funcionários de farmácia vacinaram? Só eles que tem direito? Muitos atendentes de consultório odontológico já tomou tbm. Eles não tem contato igual os funcionários de farmácia, a pessoa sai do hospital diagnosticado e o primeiro lugar que ela vai é na farmácia. Uma falta de respeito com os que ainda não foram vacinados!

Isso msm, tá ai uma boa pergunta pra você Nicolas( JP Agora) fazer nas coletivas de imprensa. Pq só alguns foram vacinados? Qual a justificativa pra isso? E se tem uma previsão pros que não tomaram nem a primeira dose.

Prefeito Edinho tá sendo excelente… Tomando frente e fazendo o certo pelo município… Parabéns…

Sujestão: coloque barreiras sanitárias nas três entradas do município… Impedindo entrada e saída por motivos fúteis… Libere só a 040 como passagem… E bora ser feliz…

Há e sobre o salários dos vereadores … Parabéns ao Marlon… Fez mais pelo município que todos os vereadores juntos nos últimos 109 anos. ????

Sera que na próxima eleição vai ter muito candidato a vereador kkkk toma cambada acabou um pouco da mamata