O canteiro da Avenida Mário José da Silveira foi transformado em “curral” pelo proprietário de vários bois de grande porte da cidade de João Pinheiro. Os animais frequentam o local todos os dias e vem causando transtornos aos moradores e trazendo riscos para pedestres, ciclistas e motoristas. Confira as imagens a seguir.
A cena impressiona. Os bois, por si só, já são considerados de grande porte, mas estes que estão sendo colocados na Avenida Mário José da Silveira são ainda maiores e assustadores. Foi o que destacou uma moradora da avenida que procurou a redação do JP Agora para apresentar sua indignação.
“A Avenida está abarrotada exageradamente por animais de grande porte com chifres assustadores e ameaçadores, que colocam em risco a situação de motoqueiros, ciclistas e até de veículo. São animais bravos que vivem brigando entre eles no meio da rua e também com o gado das fazendas vizinhas” ressaltou a moradora que não quis se identificar.
A mulher destacou, ainda, que a avenida é local de trânsito rápido e é bastante utilizada por entregadores de delivery para acessar os bairros Roosevelt Porto, Célio Silveira e até mesmo como ligação direta ao Novo Esplanada. Além disso, a moradora pontuou que a avenida é bastante utilizada por praticantes de atividades físicas, o que aumenta ainda mais os riscos.
“O delivery aumentou muito, os motoboys atuam com um trabalho excessivo e uma rotina maçante, com extrema pressão de metas e de produtividade, tendo que andar em velocidade mais alta e as vias que permitem uma velocidade maior, como a Avenida Mário José da Silveira, cuja velocidade máxima é de 60 km/h, foi transformada em curral, causando ainda mais riscos a esses trabalhadores. Fora os praticantes de atividade física, que também se fazem bastante presentes no local nos fins de tarde” ressaltou a moradora.
Por fim, a pinheirense questionou que o proprietário desses animais não entendeu que os costumes mudaram e que deixá-los soltos naquele local configura crime ambiental, sem contar que ele pode ser responsabilizado a pagar todos os danos e prejuízos que eventualmente os animais causarem a terceiros.
Moradores da região reclamam, também, de cavalos soltos
Além dos bois que fixaram moradia no canteiro central da Avenida Mário José da Silveira, vários cavalos podem ser flagrados todos os dias perambulando soltos pelas ruas do Bairro Célio Silveira e outros circunvizinhos. A situação não é novidade e o próprio JP Agora já noticiou diversas vezes as reclamações de diversos moradores. Um acidente de trânsito já foi registrado na avenida que dá acesso ao Sítio do Kika e o motorista ficou no prejuízo.
A Prefeitura de Brasilândia de Minas adotou providências quanto à situação semelhante que acontecia naquele município. Diversos cavalos foram apreendidos e foram devolvidos a seus donos somente depois da assinatura de um termo de compromisso. Na cidade vizinha, a atitude foi tomada depois que um boi invadiu uma residência e quebrou tudo, assustado com os moradores.
Em João Pinheiro, a invasão dos animais às residências não está tão longe de acontecer, já que o número de bois e cavalos soltos nas ruas cresce a cada dia. Um deles, inclusive, já entrou no Mart Minas, hipermercado localizado na Avenida Mário José da Silveira. E você, tem registros de animais de grande porte soltos nas ruas? Envie seus flagras à redação do JP Agora.
E SIMPLES A PREFEITURA RECOLHE OS ANIMAIS
SE O DONO APARECER PAGA MULTA E LEVA O ANIMAL DE VOLTA
NAO APARECEU EM UM MES MATA E DOA PRA APAE , ASILO CRECHE
VAI SER BEM APROVEITADO
Joa Pinheiro tivesse lei essu não aconteceria
Tivesse parasse os donos desses animais é parente do prefeito que vê o perigo nas ruas e não faz nada .absurdo essu
Precisa tomar uma decisão urgente ,passar ali a noite está um perigo constante ,de acontecer acidente , além do prejuízo material e tbm de vir matar alguém
Eu acho interessante ver os bichinhos lá meu filho acha muito. Ele são do bem.
Mas interessante é quando um motoqueiro ou mesmo um carro bater nos bichinhos e matar alguém aí vai ficar lindo .
JP ta igual Brasilândia de Minas mesmo …
Bom dia!
A prefeitura tem que obrigar os proprietários de lotes a fazer a limpeza destes, acabando os alimentos não há motivo para manter os animais na cidade, eu acharia muito bom estes animais em meu bairro, aqui esta parecendo uma fazenda.
Eles ficaram sabendo da vinda do presidente.
É complicado aqui no bairro Bougainville não tá diferente não vaca,cavalos rasgando os lixos tá bem complicado tbm
SOBRE ISSO DOU UMA DICA QUE RESOLVERA A SITUAÇAO.JA EXISTE LA NA VALOREC UNS GADOS SEM PASTO.POE LA! A VALOREC NAO ACEITA MAS TBM NAO IMPEDE DOS BICHOS PASTAREM POR LA.AS TERRAS DA VALOREC SAO DE JP E RM PORTANTO ELES TEM CONTRATO COM A PREFEITURA.LA OS GADOS NAO ATRAPALHAM E TEM PASTO E AGUA.POE LA UAI!
SO ACHO QUE OS ANIMAIS NAO PODEM SER MALTRATADOS PQ É CRIME JUDIAR DOS BICHOS.ELES TEM QUE SER LEVADOS PARA PASTOS GRANDES E QUE TENHA AGUA.NA VALOREC É BOM LEVA PRA LA
B.dia , infelizmente moro na região e já convivemos com este trauma quase dois anos , sem providências por parte do Sr. Prefeito. Pois o fiscal que fazia a apreensão dos animais está afastado de suas funções desde aquela época , e a Secretaria de meio ambiente informa que não tem outro funcionário. Um absurdo , além de sugarem as ruas e calçadas de nossas casas.