Mais de 92 mil motoristas mineiros estão rodando com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, sem regularização. Outros 91 mil condutores vão entrar na mesma situação neste mês de abril. Os dados do Detran mostram um cenário diferente de outros períodos, já que os números atuais estão mais elevados.
É permitido dirigir com a CNH vencida por, no máximo, 30 dias após o vencimento. Uma das explicações é a mudança nas regras para a renovação durante a pandemia de Covid-19, quando o prazo foi estendido. No entanto, essa flexibilização já foi revogada, como explica a responsável pela Divisão de Habilitação do Detran de Minas, delegada Maria Alice Faria.
“Quanto aos números, podemos dizer que sim, que há um número grande de CNHs vencidas e por vencer no estado. Acreditamos que tem a ver com o estado de pandemia que vivemos nos últimos anos”, disse.
A delegada explica ainda quais são as penalidades previstas para o motorista que estiver rodando com a documentação irregular. “Pessoas que forem paradas em uma blitz com a CNH vencida há mais de 30 dias se submeteram, sim, a uma multa. O valor dessa multa hoje é R$ 293,47 e também receberá sete pontos no prontuário da sua CNH”, disse.
As pessoas pensam de que a cnh nao tem validade e deixam passar e so nao re
clamaar depois que nao tem volta e tambem levar sete pontos e uma multinha bacatela de 293,4 e mole e oque o governo quer um abraço para essa turma tchau