InícioCidadeDelegacia de Polícia Civil inicia hoje os plantões digitais durante os finais...

Delegacia de Polícia Civil inicia hoje os plantões digitais durante os finais de semana em João Pinheiro

Ainda em fase de testes, o plantão digital vai acontecer nas sextas, sábados e domingos

Publicado em

A partir desta sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, a Delegacia de Polícia Civil de João Pinheiro, por meio da 6ª Delegacia de Polícia Civil, passará a funcionar em regime de Plantão Digital durante o período noturno nas sextas-feiras, sábados e domingos, ainda em fase de testes.

O Plantão Digital terá como objetivo atender às ocorrências policiais que ocorrerem na cidade de João Pinheiro, Brasilândia de Minas e Distrito de Luizlândia do Oeste. Durante o período noturno, das 19h até às 7h, haverá uma equipe da PCMG – em geral, investigadores – no plantão da Delegacia de Polícia de João Pinheiro, onde agentes de segurança que atenderam a ocorrência, vítimas, testemunhas e conduzidos serão recebidos.

Por sua vez, outra equipe – composta por delegados e escrivães – ficará na sede da Delegacia de Plantão Digital, onde serão realizados os procedimentos formais por meio de videoconferência e outros recursos tecnológicos. As oitivas dos envolvidos e os despachos necessários serão realizados nos sistemas informatizados, com acesso pelas delegacias que darão continuidade às investigações.

De acordo com a PCMG, a implementação do Plantão Digital reflete na gestão de recursos humanos, pois os delegados e escrivães antes escalados para o regime de plantão passam a atuar em regime de expediente, dando andamento às investigações policiais, sem prejudicar o atendimento oferecido pelas unidades plantonistas.

Além disso, permite que a polícia ostensiva, como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, retorne mais rapidamente ao patrulhamento e atendimento das outras ocorrências, proporcionando sensação de segurança e comodidade para a população de João Pinheiro.

Vale destacar que o sistema de videoconferência nos procedimentos de flagrante com conduzidos reduz, de um lado, o deslocamento de equipes policiais e envolvidos nas ocorrências entre cidades, e, de outro, fomenta a investigação com mais policiais civis empenhados na apuração de crimes.

O Plantão Digital é uma iniciativa inovadora da Polícia Civil de Minas Gerais, que busca modernizar e agilizar os procedimentos policiais, sem deixar de lado a segurança e a qualidade do atendimento à população. A equipe da 6ª Delegacia de Polícia Civil de João Pinheiro espera que a medida seja bem-sucedida e que possa ser expandida para outras regiões do estado.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários