Uma pesquisa recente realizada pela Preply, uma plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas, revelou que o sotaque mineiro é o mais charmoso e cativante de todo o Brasil. O estudo, que entrevistou 700 internautas de todas as regiões do país entre 19 e 25 de maio, analisou como cada pronúncia regional é percebida pelos brasileiros.
Conforme a pesquisa, o chamado “mineirês” foi eleito como o sotaque mais encantador. Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais foram identificados como os estados com os sotaques mais marcantes. A maneira de falar no Rio de Janeiro lidera o ranking de “sotaque dos sonhos”, sendo a mais aspirada pelo restante do Brasil.
Os resultados também reforçam a ideia de que é possível reconhecer um carioca em qualquer lugar do mundo, graças ao seu sotaque inconfundível, caracterizado pela pronúncia do “s” em um chiado e as vogais mais abertas. Essa pronúncia fluminense destacou-se no ranking das pronúncias inconfundíveis, após uma disputa acirrada com os baianos e mineiros.
O estudo incluiu ainda os sotaques dos gaúchos e dos paulistas, ambos bastante notáveis em relação aos outros estados. No Rio Grande do Sul, é comum o destaque nas últimas vogais das palavras, geralmente acompanhadas do pronome “tu” em vez de “você”. Em São Paulo, a pronúncia “puxada” da letra R é a grande peculiaridade.
No ranking dos sotaques mais charmosos, Minas Gerais destacou-se, sendo considerado, de longe, o mais sexy do país. Nem mesmo os baianos, cuja pontuação os colocou na segunda posição, conseguiram superar o carisma dos mineiros.
Os resultados completos do levantamento estão disponíveis no site da Preply.
Claro, uai.