A notícia de que duas onças foram vistas no trevo que dá acesso à Bevap, em João Pinheiro, é falsa. O vídeo em questão foi registrado originalmente no Pantanal. Entenda.
O autor do áudio em questão afirma que as onças foram vistas próximo ao trevo da Bevap e diz que encaminhou o vídeo para alertar ciclistas. “Os ciclistas que vem aqui no rumo da Bevap, essas onças estavam no trevo do lado de cá do rio verde perto da usina, isso a noite. Quem filmou isso aí foi o Artur Neuton, elas barroaram o carro dele. Se o bicicleteiro que venha mais cedo porque as bicha dessa não é brincadeira não”.
A equipe de reportagem do JP Agora apurou que o vídeo em questão não foi gravado em João Pinheiro. Na verdade, trata-se de um registro antigo que já percorreu praticamente todo o país impulsionado por fake news. Na internet, a informação verdadeira aponta que os dois animais foram gravados na BR-262 no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o casal que fez o registro deu entrevista ao G1.
“Parece cena de filme”. Essa foi a primeira coisa que o produtor de eventos Luís Cláudio Gonçalves do Nascimento, mais conhecido como Broca, pensou ao se deparar com um casal de onça-pintada atravessando a BR-262, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Todo ano um mala grava com estas imagens, um mocó compartilha, e uns bobos acreditam!