InícioBrasilBrasil elege "mineirês" como o sotaque mais charmoso, segundo pesquisa

Brasil elege “mineirês” como o sotaque mais charmoso, segundo pesquisa

O levantamento da plataforma Preply identificou também os sotaques mais marcantes e os mais desejados pelos brasileiros.

Publicado em

Uma pesquisa recente realizada pela Preply, uma plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas, revelou que o sotaque mineiro é o mais charmoso e cativante de todo o Brasil. O estudo, que entrevistou 700 internautas de todas as regiões do país entre 19 e 25 de maio, analisou como cada pronúncia regional é percebida pelos brasileiros.

Conforme a pesquisa, o chamado “mineirês” foi eleito como o sotaque mais encantador. Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais foram identificados como os estados com os sotaques mais marcantes. A maneira de falar no Rio de Janeiro lidera o ranking de “sotaque dos sonhos”, sendo a mais aspirada pelo restante do Brasil.

Os resultados também reforçam a ideia de que é possível reconhecer um carioca em qualquer lugar do mundo, graças ao seu sotaque inconfundível, caracterizado pela pronúncia do “s” em um chiado e as vogais mais abertas. Essa pronúncia fluminense destacou-se no ranking das pronúncias inconfundíveis, após uma disputa acirrada com os baianos e mineiros.

O estudo incluiu ainda os sotaques dos gaúchos e dos paulistas, ambos bastante notáveis em relação aos outros estados. No Rio Grande do Sul, é comum o destaque nas últimas vogais das palavras, geralmente acompanhadas do pronome “tu” em vez de “você”. Em São Paulo, a pronúncia “puxada” da letra R é a grande peculiaridade.

No ranking dos sotaques mais charmosos, Minas Gerais destacou-se, sendo considerado, de longe, o mais sexy do país. Nem mesmo os baianos, cuja pontuação os colocou na segunda posição, conseguiram superar o carisma dos mineiros.

Os resultados completos do levantamento estão disponíveis no site da Preply.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Brasilandense
11 meses atrás

Claro, uai.