Em ano de eleição, as fake news representam riscos ainda maiores para a sociedade, principalmente aquelas que dizem respeito ao processo eleitoral. Em João Pinheiro, diversos vídeos já circularam nas redes sociais sobre cancelamento de títulos e obrigatoriedade da biometria com a nítida intenção de confundir os interlocutores. Pensando em esclarecer toda a situação, o JP Agora contatou o chefe do Cartório Eleitoral pinheirense.
Hércules Gomes Júnior foi questionado primeiro sobre o cancelamento de títulos, questão esta que foi levantada por um dos vídeos propagadores de fake news. O chefe do Cartório explicou que a informação é falsa.
“A Justiça Eleitoral de João Pinheiro informa que é falsa a notícia de cancelamento de títulos dos eleitores acima de 70 anos. O eleitor acima de 70 anos não tem obrigação de votar e, sendo assim, permanece sempre quite com a Justiça Eleitoral.”
Na sequência, nossa redação questionou Hércules sobre a obrigatoriedade da biometria. A fake news em questão dizia que a biometria seria obrigatório nas eleições deste ano e que isso não estava sendo divulgado, o que foi integralmente desmentido pelo chefe do Cartório.
“Informamos também que os requerimentos de títulos podem ser feitos por meio do site do TSE e que este ano votarão normalmente tanto os eleitores que fizeram biometria quanto os que não fizeram. Lembrando que a biometria foi suspensa por causa da pandemia e não tem previsão de reinício.”
O JP Agora alerta aos leitores para que ajudem a fiscalizar as fake news nas redes. A situação é muito comum, inclusive, em grupos, onde o compartilhamento das mensagens ocorre na maioria das vezes sem a apuração da veracidade da informação.
Diversos veículos de imprensa já fazem checagens sobre a veracidade de informações compartilhadas na internet. Por isso, procure sempre pesquisar sobre o assunto no Google antes de repassar qualquer tipo de conteúdo para frente. Torne isso um hábito e ajude a combater as fake news.
Seria Bom se essa informação fosse passada nas rádios AM e FM também para os ouvintes da zona rural e da cidade também 👏👏👏☺️