Condenado a mais de 20 anos de prisão, “João do Laço” é preso em João Pinheiro

João Gonçalves dos Santos era o líder da associação criminosa que realizou diversos furtos no ano de 2012 e 2013

O pinheirense João Gonçalves dos Santos, conhecido popularmente como “João do Laço”, foi preso na tarde da última sexta-feira (15) na casa de sua mãe no Centro de João Pinheiro – MG. Réu em vários processos, João do Laço foi condenado em 2018 pelo TJMG a mais de 20 anos de prisão por furto qualificado, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo. O processo retornou para o fórum local e o juiz determinou a sua prisão.

No processo que ensejou a prisão ocorrida na última sexta-feira (15), outros membros da associação criminosa e membros da própria família de João do Laço também foram condenados. Na denúncia, o Ministério Público afirmou que João Gonçalves dos Santos, João Gonçalves dos Santos Junior, Nábia Poliana dos Santos, Alex Oliveira Rocha, Evanilton Ferreira, Thiago Henrique Gonçalves e Vicente Gonçalves de Andrade agiam de forma organizada na região noroeste, norte e triângulo mineiro, bem como no Estado de Goiás, praticando os crimes de furto qualificado, receptação qualificada e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores.

Os acusados foram absolvidos em primeira instância e condenados pelo TJMG. Conforme destacou o Desembargador Renato Martins Jacob, relator do caso, João do Laço era o líder da organização e comandava todos os passos dos demais participantes, desde o furto do veículo à revenda.

Publicidade
Dom Churrasco em João Pinheiro - Barca de Churrasco e Jantinha

“As interceptações telefônicas evidenciam que João Gonçalves dos Santos realmente desempenhava papel de comando no grupo, encomendando a subtração de veículos, coordenando desmanches e orientando outros componentes, até mesmo sobre os procedimentos a serem adotados em caso de prisão.”

Após analisar todo o conteúdo probatório produzido, o relator também apontou não haver dúvidas quanto o envolvimento dos demais réus.

“Como se vê, não há dúvida acerca do envolvimento de João Gonçalves dos Santos, João Gonçalves dos Santos Junior, Nábia Poliana dos Santos, Alex Oliveira Rocha, Thiago Henrique Gonçalves e Evanilton Ferreira na organização criminosa – que contava com auxílio de adolescentes -, sendo que o primeiro exercia o comando do grupo.”

Foto – Reprodução Internet

Ao aplicar a pena ao réu João do Laço, o relator observou o quanto o grupo era destemido e bem estruturado, já que tinham acesso privilegiado a até mesmo a informações policiais que poderiam chegar até eles.

“A culpabilidade do réu é negativa, sendo altamente elevado o grau de censurabilidade da conduta. Afinal, não se pode perder de vista que a organização criminosa tinha grande abrangência, atuando não apenas em várias regiões de Minas Gerais, mas também em Goiás. O grupo era tão destemido e bem estruturado que – pasmem – contratou pessoas para repassarem informações sobre ações policiais e decisões que estavam na iminência de serem tomadas pelo Poder Judiciário (vide diálogos registrados nas fls. 93/94 do apenso 01), o que é extremamente grave.”

A somatória das penas de João Gonçalves dos Santos chegou a 23 (vinte e três) anos, 06 (seis) meses e 10 (dez) dias de reclusão em regime fechado, além de 297 (duzentos e noventa e sete) dias-multa.

Thiago Henrique Gonçalves foi condenado a 08 (oito) anos, 8 (oito) meses e 05 (cinco) dias de reclusão, no regime fechado, e 96 (noventa e seis) dias-multa.

João Gonçalves dos Santos Júnior e Evanilton Ferreira foram condenados, cada um, a 06 (seis) anos e 05 (cinco) meses de reclusão, no regime fechado, e 75 (setenta e cinco) dias-multa.

Nábia Poliana dos Santos e Alex de Oliveira Rocha foram condenados, cada um, a 09 (nove) anos e 11 (onze) meses de reclusão, em regime fechado, e 885 (oitocentos e oitenta e cinco) dias-multa,

Isaque Camargo Moura e Erica Lopes de Oliveira foram condenados, cada um, a 03 (três) anos e 06 (seis) meses de reclusão, no regime aberto, e 810 (oitocentos e dez) dias-multa, à mínima fração legal, substituída a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direitos, consistentes em prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária.

Já Vicente Gonçalves de Andrade foi absolvido das condutas que lhe foram impostas.

20 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


20 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Jararaca Ensaboada
1 ano atrás

Só vinte aninho ? ahhhhh, podia ser mais né, mais prá começa tá bão. E os outros processo ? tem que ir aumentando o tamanho da naba, pra essa criatura ficar la pro resto da vida.

Sandrinha do Arrocha
1 ano atrás

triste meu deus toda família no crime

G R S
1 ano atrás
Resposta para  Sandrinha do Arrocha

Lamentável

G R S
1 ano atrás

Eu só gostaria de saber como um réu condenado a 20anos de prisão fica solto? Se tá condenado tem que tá preso, é que eu vejo falar desde eu entendo por ser humano!

Galo Doído
1 ano atrás

Detentos de alta periculosidade.

Delton
1 ano atrás

Uai Vicentim foi absolvido não encontrei a pena dele

Adilsson
1 ano atrás
Resposta para  Delton

Ele foi declaro inocente,inclusive já tem até uma ação contra o estado,e agora o Jp também está envolvido,por colocar nome de pessoa que não tem nada a ver com o crime.

Pe de cana
1 ano atrás
Resposta para  Adilsson

Kkkk bandido defendendo bandido vai cá…..ga……r

Zezim
1 ano atrás
Resposta para  Adilsson

Puxa saco

Vítima
1 ano atrás

Eu já fui assaltado por essa quadrilha em
no JK ….que apodressan na cadeia …família de lixo!!!

Jojo
1 ano atrás

Família de ladrão! Esqueceram dos outros irmãos, cunhadas(os), etc.

Nego
1 ano atrás
Resposta para  Jojo

Primeiramente eu so irmao dele , e voce fala que os irmaos e cunhadas sao ladroes somos trabalhadores entao primeiro voce ser informa para fala da gente e voce nao e nenhuma pessoa de etica para ta falando de alguem ou do meu irmao deixa que a justica resolver e vai cuida da sua familia e da sua vida
Agora ser quiser fala comigo mostra sua cara

Revoltado
26 dias atrás
Resposta para  Nego

Nego é um cara trabalhador, eu conheço ele

Tamburete
1 ano atrás
Resposta para  Jojo

Bichos escrotos saiam dos esgotos . . .

oo7
1 ano atrás

IXI GRAMPAO AGORA FICOU COM MEDO

Capitão do exército
1 ano atrás
Resposta para  oo7

Você ama o grampao

Eu
1 ano atrás
Resposta para  oo7

Quem é grampaaaaoooo meu Deus?

Sandrinha do Arrocha
1 ano atrás

Grampao o chefe agora tá com medo

Capitão do exército
1 ano atrás
Resposta para  Sandrinha do Arrocha

Grampao é pé de chinelo só da o tombo em trouxa igual vc

João
11 meses atrás

Gente quem e grampao pelo amor de deus toda reportagem tem o grampao

Artigos relacionados

Últimas Notícias