InícioCidadeEngenheiro de Patos de Minas que elaborou estratégia da vitória Hamilton no...

Engenheiro de Patos de Minas que elaborou estratégia da vitória Hamilton no GP do Brasil foi destaque no pódio

O patense foi ovacionado pelo piloto que dedicou a vitória ao piloto brasileiro Ayrton Senna

Publicado em

No último domingo (14), o engenheiro Leonardo Donizete da Silva, de Patos de Minas (Minas Gerais), subiu ao pódio após a equipe que ele coordenava vencer. Ele não é acostumado assistir corridas pela TV, mas foi convidado por amigos que estavam na Interlagos para assistir a premiação de Lewis Hamilton.

No caminho, porém, foi parado por Toto Wolff, chefão da equipe Mercedes, que o avisou: “você vai representar a equipe no pódio hoje”. Em entrevista, o engenheiro informou ao Globo esportes: “De cara pensei: Não é sério, né?. Porque é uma coisa muito única. Tem muitos engenheiros aqui e a maioria deles nunca vai ter essa oportunidade. A maioria dos engenheiros e mecânicos nunca venceu uma corrida”.

Ele, de apenas 30 anos, é engenheiro estrategista da Mercedes, começou a trabalhar na equipe inglesa em janeiro de 2017 e está na quinta temporada na F1.Graduado em engenharia mecânica pela Unicamp, já foi professor e trabalhou no mercado financeiro, em São Paulo, antes de se mudar para Brackley, localizada próximo de Londres. Após a premiação ele volta novamente para Inglaterra.

Leonardo tinha o sonho de trabalhar na Fórmula 1 quando iniciou um estágio durante a faculdade. Após insistência para entrar na Mercedes, enviando vários e-mails, a empresa chamou o engenheiro para uma entrevista para uma área diferente da Mercedes. E nesse final de semana, 5 anos dentro da empresa, ele ajudou a equipe a vencer corridas e levantou o troféu de vencedor em Interlagos.

A corrida foi um espetáculo com Hamilton largando na décima posição, vencendo mesmo após receber duas punições que levou o atleta a perder 25 posições em duas largadas. Para recuperar essas colocações na pista, o time de estratégia é fundamental, o engenheiro Leonardo explicou “Um papel que acho que a gente ajudou o piloto em particular foi dar uma ideia visual do quão perto do carro da frente ele tem que estar para saber que é hora de usar tudo o que ele tem para fazer a ultrapassagem na próxima curva. A gente faz várias análises para o piloto e cada circuito tem sua peculiaridade. No Brasil, um dos pontos era esse, não gastar chance na hora errada. E esse é um trabalho que a gente faz para ele”.

Leonardo celebrou a conquista dizendo: “É indescritível. Não consigo pensar em outro momento da minha vida que se equipare a esse. Sou muito grato pelo time ter me permitido essa oportunidade. Muito feliz que foi uma corrida histórica. A corrida de hoje provavelmente é a corrida mais marcante da temporada, em uma temporada que é das mais marcantes da história recente. Espero que aqueles que sabem que me ajudaram a chegar até aqui se sintam representados lá em cima, como todos os brasileiros, porque não tem muitos aqui e me sinto grato de ser um deles” .

Ele é o único brasileiro da Mercedes no time de pista. E agora tem o reconhecimento do Brasil sobre sua ajuda na carreira de Hamilton, que chegou à 101ª vitória na F1.

O engenheiro afirmou que essa temporada foi a mais difícil entre todas que ele participou: “Não sou a pessoa que toma decisão, eu coordeno o grupo de estratégias em algumas corridas e passo sugestões pro pitwall. Minha relação com o Hamilton é, durante o fim de semana, mantê-lo a par de quais são os planos, quais estratégias a gente planeja executar na corrida, quais cenários ele precisa estar preparado. Passo tudo o que ele precisa saber quando a corrida começa”

E finalizando a entrevista, Leonardo expressou: “O Lewis confia muito na gente e é muito aberto. Ele é muito inquisitivo, ele quer saber de tudo, perguntar tudo. Se não estiver convencido, ele vai perguntar. Assim ele consegue ser tão bom no que faz. É muito envolvido com o time. É uma inspiração muito grande poder trabalhar com ele. Esse campeonato é um exemplo de que vai até a última volta de Abu Dhabi. Se você estiver desmotivado, é só olhar para o lado”.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários