InícioCidadeEspécie incomum de ouriço é capturada pelo Corpo de Bombeiros em João...

Espécie incomum de ouriço é capturada pelo Corpo de Bombeiros em João Pinheiro

Animal foi resgatado e devolvido ao habitat natural sem ferimentos

Publicado em

Na noite de sexta-feira (17), um ouriço-de-cauda-longa foi capturado na área urbana de João Pinheiro. Moradores da região acionaram o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate e devolveu o animal ao seu habitat natural.

O ouriço-de-cauda-longa, identificado pela primeira vez em 2021, é frequentemente confundido com o ouriço-cacheiro. Ele se distingue pelo tipo específico de espinhos que cobre seu corpo. Após uma captura difícil devido à resistência do animal, os bombeiros conseguiram resgatar o ouriço sem ferimentos.

O ouriço-de-cauda-longa é uma espécie de médio-grande porte, com duas subespécies que ocorrem em diferentes regiões do Brasil. A subespécie que ocorre na Amazônia, Coendou longicaudatus longicaudatus, apresenta coloração marrom escura com uma mistura de branco na região dorsal, resultante da combinação de espinhos bicolores e tricolores. Os espinhos tricolores têm uma base amarela clara, uma região média marrom escura e uma ponta geralmente esbranquiçada.

Já a subespécie que ocorre no Cerrado, Coendou longicaudatus boliviensis, caracteriza-se por quase não ter espinhos bicolores na região média dorsal. Seus espinhos tricolores são longos e esbranquiçados na ponta, com uma região média curta e marrom clara, e uma base esbranquiçada. Estes espinhos são maiores que 10 cm e bem curvados.

Após o resgate, o ouriço foi solto em seu habitat natural, longe da área urbana. O Corpo de Bombeiros alerta a população para contatar os serviços de emergência pelo número 193 ao avistar animais silvestres na cidade.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


1 Comentário
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Op
23 dias atrás

Acho o lula