Um incêndio foi declarado nesta quinta-feira (21) no Serum Institute of India, maior fabricante mundial de vacinas, de acordo com imagens da televisão local, mas a imprensa indiana disse que a produção de vacinas contra a Covid-19 não foi afetada.
Os canais de televisão indianos exibiam imagens de uma enorme nuvem de fumaça cinza sobre as instalações do Serum Institute of India, em Pune (oeste), onde milhões de doses da vacina contra o coronavírus Covishield, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, estão sendo produzidas atualmente.
Ainda segundo o jornal, a produção de vacinas está “a salvo”. O fogo estaria atingindo o quarto e o quinto andares do edifício que fica no Terminal 1 do Instituto Serum.
“A instalação de produção de vacinas não foi afetada e isso não afetará a produção”, declarou uma fonte do Instituto Serum à AFP, ressaltando que o fogo atingiu de fato uma área em construção.
É exatamente da Índia que o Brasil aguarda a vinda de dois milhões de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca. O lote é fabricado Instituto Serum, mas aguarda autorização do governo indiano para ser exportado.
Ainda não há informações oficiais sobre vítimas, mas o Corpo de Bombeiros e a Polícia já se encontram no local.
A Índia é o segundo com mais números de casos de Covid-19 no planeta (atrás apenas dos Estados Unidos). Com 10 milhões de casos confirmados, no entanto, o país registra uma taxa de mortalidade baixa em relação a outras nações do globo. O novo coronavírus já matou mais de 152 mil pessoas no país.
Ja comecou a sabotagem