A cidade de João Pinheiro foi atingida por um vendaval acompanhado de uma movimentação de poeira, popularmente conhecido como tempestade de areia, na tarde deste domingo, 20 de agosto. O fenômeno veio com uma forte ventania, o que assustou moradores de diversos bairros, que observaram incrédulos o que viam. Confira as imagens a seguir.
O domingo seguia normal, com calor intenso, até que o tempo mudou; a princípio, o céu ficou nublado como se estivesse prestes a chover. Poucos minutos depois, o azul do céu deu lugar ao amarelo da poeira. A grande nuvem foi ganhando mais tamanho enquanto os fortes ventos tomavam conta da cidade.
Vários pinheirenses filmaram o fenômeno e compartilharam as imagens nas redes sociais. Rapidamente, o assunto tornou-se o mais comentado na cidade e continuou assim na manhã desta segunda-feira (21). Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, esse tipo de tempestade acontece principalmente pela combinação da falta de chuva com a onda de calor na primavera.
“Essas altas temperaturas acabam gerando uma variação muito grande de um lugar para outro, o que provoca esses ventos fortíssimos, causando essas tempestades de areia”, explica.
Ele enfatiza que, embora as imagens sejam impressionantes, o fenômeno é comum. O mesmo evento foi registrado em inúmeras cidades de Minas Gerais e inclusive no estado do Goiás. Nesta segunda-feira (21), o tempo em João Pinheiro amanheceu nublado, e há previsão de chuva para hoje, com precipitação de 5mm.