Um menino de 10 anos morreu após passar por uma cirurgia para extração de um dente em uma clínica da cidade de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (20). Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, a criança sofreu uma hemorragia bucal e sangrou até morrer.
A clínica fica no centro de Igarapé. A Polícia Militar descobriu a morte, após um advogado entrar em contato com o 190 dizendo que a mãe da vítima estava muito exaltada e brigando com os funcionários do local.
Familiares de Anthony Bernardo disseram que pagaram o tratamento todo particular e que a dentista orientou que fosse feito um canal no menino, mas como a família não tinha condições de pagar pelo tratamento, a profissional orientou que o dente fosse extraído.
A criança passou por vários exames antes do procedimento. Na hora da extração houve uma hemorragia bucal. A dentista, ainda segundo a família, não conseguiu conter o sangue e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
A Polícia Militar também foi acionada para a UPA onde familiares da criança tentaram agredir a dentista que fez o procedimento. Houve confusão e a profissional foi retirada da unidade de saúde.
Criança chega sem vida a UPA
Segundo a prefeitura de Igarapé, a criança já chegou sem vida a UPA. “A equipe médica da UPA tentou reanimar o menino, sem sucesso. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço de ambulância do município foi acionado para resgate da criança às 12h, tendo imediatamente se deslocado e chegando à clínica odontológica que o atendeu às 12h13min encontrando-o já em estado de choque”, informou a prefeitura por meio de nota nesta segunda.
“Segundo a mãe do menor informou, ele foi submetido à extração de dente na clínica, que fica nocentro da cidade, nas proximidades da UPA. A administração municipal lamenta muito e se entristece com o ocorrido”, complementa a nota.
A Polícia Civil informou que “assim que acionada, deslocou ao local equipe da perícia criminal e de policiais civis da Delegacia de Igarapé para realizar os primeiros levantamentos. O corpo da criança será removido ao Posto Médico Legal de Betim para se submeter aos exames cabíveis. A ocorrência encontra-se em andamento e outras informações serão prestadas em momento oportuno”.
A reportagem do Jornal O Tempo não conseguiu contato com a clínica.