Publicidade
Tratamento com as melhores condições - OdontoCompany João Pinheiro
Publicidade
InícioEducaçãoMineiro de 17 anos recita mais de 10 mil dígitos e quebra...

Mineiro de 17 anos recita mais de 10 mil dígitos e quebra recorde mundial de memorização

"Teve momentos que pensei que não ia conseguir", revelou Maike Anthony

Publicado em

Um estudante mineiro, de 17 anos, se tornou o novo recordista mundial de memorização. Maike Anthony Silva, que mora em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, entrou para o Guinness World Records – livro dos recordes – após recitar 10.122 casas decimais do número de Euler em apenas 2h20.

Publicidade
Lubrificantes em geral na Lubrivaz em João Pinheiro

“Quando eu comecei a treinar, em fevereiro de 2021, o recorde era de 4500 dígitos recitados por um malaio. Pouco tempo antes de eu recitar os dígitos, em fevereiro deste ano, o recorde já tinha sido quebrado por um indiano, que havia recitado 7777 dígitos.”

O adolescente, que estuda eletrotécnica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), conta que sempre gostou muito de matemática e sonhava em vencer a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), objetivo conquistado em 2021.

Publicidade
Nossa equipe está pronta para te atender - POP Pet Center João Pinheiro

“Comecei a ler livros sobre cálculo mental e, no meio disso, me interessei pelas técnicas de memorização. Comecei a decorar várias coisas para praticar, como os 3141 dígitos do PI, todos os países do mundo e suas capitais e toda a tabela periódica”, conta.

Após se inscrever no site do Guinness World Records, recebeu instruções para quebrar o recorde. “A tentativa precisa ser gravada e não pode ter intervalos. Todos os dígitos precisam ser corrigidos por duas testemunhas e cronometrado por um cronometrista. Não pode haver uma pausa maior que 15 segundos entre um dígito e outro. Caso haja algum erro, o recordista precisa se corrigir antes de dizer o próximo número”, contou.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

Para acertar todos os números, o jovem relata que costumava gravar a própria voz recitando todos os algarismos e depois ouvia o áudio para corrigir eventuais erros. “No início eu levava cerca de 6 horas para recitar todos os 10122 dígitos e outras 6 horas para corrigir. Apenas depois de muita prática consegui recitá-los de forma rápida e correta. O treinamento levou um ano.”

Agora, com o resultado positivo, Maike tem em vista outros objetivos. “Meu plano para o futuro é passar em alguma universidade americana para estudar matemática”, afirma.

Publicidade

O que é o número de Euler?

Trata-se de uma constante matemática que é a base dos logaritmos naturais e tem inúmeras aplicações na matemática, economia, física, engenharia, biologia, astronomia e etc. É chamado número de Euler em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler.

“Ele é a base dos logaritmos naturais e está presente na identidade de Euler, que é conhecida como a fórmula mais bonita da matemática. Assim como o PI, ele tem infinitas casas decimais e seu valor aproximado é 2,7182818284”, complementa Maike.

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

mais artigos