28.5 C
João Pinheiro
quinta-feira, abril 22, 2021

Contratação de advogado particular pela Câmara de João Pinheiro vira alvo do Ministério Público

Promotoria de João Pinheiro viu "flagrante violação" na contratação, o que pode gerar ato de improbidade

O Ministério Público de Minas Gerais instaurou, no fim da tarde de hoje (26), um inquérito civil para apurar supostas irregularidades na contratação de advogado particular pela Câmara Municipal para defender o aumento do subsídio dos vereadores perante o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A 1ª Promotoria de João Pinheiro vislumbrou que a contratação pode ter descumprido regras importantes do procedimento licitatório, além de ter ocorrido para defender interesses particulares dos vereadores. O inquérito servirá, justamente, para apurar as supostas irregularidades para que, sendo constatadas, as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas.

Nas razões da portaria de instauração divulgada hoje, a Promotora Fernanda Costa Garcia Perez apontou a existência de flagrante violação às normas da Lei de Licitações. O primeiro ponto foi o fato da solicitação, pelo presidente da Câmara, ter ocorrido no dia 15 de março, e a contratação do advogado particular ter sido firmada já no dia seguinte.

A “excepcional agilidade na contratação”, segundo a Promotora, pode ter descumprido o procedimento de inexigibilidade, o qual é deveras complicado e requer fundamentos concretos para que a dispensa de licitação ocorra.

Por isso, considerando que a dispensa ou a inexigibilidade de licitação fora das hipóteses previstas em lei é crime, o inquérito civil foi instaurado. Foram representados todos os vereadores da legislatura atual, o advogado em cargo comissionado da Câmara Municipal e o advogado particular contratado que apresentou o recurso.

Com a instauração, o Presidente da Câmara Municipal Pedro Gil será oficiado para fornecer cópia do empenho e da liquidação da despesa gerada e também para informar se já houve o pagamento do valor ao advogado. Os demais representados também serão ouvidos.

Caso o Ministério Público constate a existência de irregularidades na contratação, os vereadores podem sofrer consequências na esfera cível e criminal.

11 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


11 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Bruno
26 dias atrás

Essas caras não estão lá para nós servir, e sim, para se servir!! Um dos mais bem votados vereadores de JP é meu vizinho, logo após ganhar a eleição, começou uma vida boa, não trabalha mais, qualquer hr do dia q chego, ele está na porta de cs só de bermudinha, chinela, só de boa… penso eu q vereador não devia ser uma profissão.

Cada um com seus deveres e direitos
26 dias atrás

Que bom o MP tá de olho e vamos ficar de olho pinherenses

cascavel
26 dias atrás

SALARIO DE VEREADOR DE JOÃO PINHEIRO É POUCO MAIS DE 1.200 REAIS LIQUIDO,AGORA ELES TEM QUE TRABALHAR EM OUTRA FUNÇÃO , SE NÃO ESTÃO GOSTANDO DO SALARIO É SÓ RENUNCIAR…..TEM GENTE QUE QUER OCUPAR O LUGAR DE VCS E BREVE AS DIÁRIAS VÃO CAIR.. ZERO DE DIÁRIAS PARA TODOS OS POLITICOS DE JP VEREADORES PREFEITO E VICE PREFEITO…E NÃO VAI DEMORAR….AGUARDEM…..

Pe de cana
26 dias atrás

Pior raça chama vereador….bicho come , dorme e caga ….as nossa custa…e ainda…contrata advogado as nossas custa….nem o jornal convide da Globo…. aguenta uma notícia dessa…acho que o que minha vó falava….tá chegando ….fi fi .fi você vai ver coisa………

Zezim
26 dias atrás

Parabens marlon! Vc tem meu voto

Amando o sofrimento dos vereadores
26 dias atrás

A politica não é para pessoas mediocres como vcs vereadores de João Pinheiro-MG. Vcs não enxergam que poder vale mais que dinheiro, não sabem usar o cargo através de projetos de leis, vetos em conjunto para o próprio benefício. Política não é para amadores e vcs são, por isso nenhum de vcs chegará ao cargo de prefeito. Vai se contentar com 1400 reais liquido durante esses 4 anos. Parabéns Doutor Marlon cortador de salário, não tem advogado em Jp como o senhor. Chupaaaaa cambada que a cana é doce.

Fernanda Dornelas Coelho Freitas
26 dias atrás

Calma gente O Elo corrêa já tem coordenação será porque nada aconteceu? Jp agora favor veja como está a situação do Eli, e pararabens dr novo nosso dinheiro público sendo jogado fora, jpagora faça uma matéria explicando o que pode acontecer com os vereadores se for provado que realmente usou o dinheiro público aonde tem tanta família passando dificuldade, você não ver nenhum vereador na rua como a polícia e Edinho eu vi a esposa do Edinho trabalhando 25 horas contra a covid ajudando pessoas e vereadores alguns, na sua casa fazendo farra, nenhum vereador foi a público falar da… Leia mais »

MITO
26 dias atrás

esses vereadores so fazem cagada !! comecçou o desespero e predo gil abre sei olho e pode comecar a trabalhar a mamata acabou

Filhos da anarquia
26 dias atrás

Tem vereador aí querendo pagar a campanha kkkkk, a fonte tá secando

O cara
26 dias atrás

KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Aiai

Indiguinada
26 dias atrás

Parabéns vamos punir estes sangue Sugas que vive as custas do dinheiro do povo

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias