Moradores de JK ficam impedidos de vacinar contra a Covid-19 por falta de profissional no distrito, em João Pinheiro

Reclamação foi direcionada à redação do JP Agora na tarde desta terça-feira (06); representantes da saúde e prefeito municipal não atenderam os contatos do site

A vacinação contra a Covid-19 se tornou um momento bastante esperado pela maioria da população que quer se ver protegida contra o vírus que tirou a vida de mais de 500 mil brasileiros. As campanhas, divididas em grupos alvos e por idade, aumentam ainda mais a expectativa e todos se veem em uma verdadeira contagem regressiva para vacinar, evento este que, em João Pinheiro, chegou para a população de 45 anos acima na tarde de hoje, mas nem todos os pinheirenses estão conseguindo ter acesso à vacina.

É o caso dos moradores de Luizlândia do Oeste (JK), que não estão sendo vacinados por falta de profissional adequado no posto de saúde Perceu José Vaz. A informação foi repassada à redação do JP Agora na tarde desta terça-feira, 06 de julho, instantes após a veiculação da notícia de que a vacina já estava disponível para o grupo 45 anos acima. Cerca de 5 moradores enviaram suas indignações ao site.

O que se sabe, preliminarmente, é que a única técnica que trabalhava no posto de saúde foi mandada embora. É o que apontam os moradores que acionaram o JP Agora em busca de respostas. Entre eles, a revolta com a administração municipal é unânime.

Publicidade
Jantinha Dom Churrasco João Pinheiro - Jantinha com Churrasco

“Acabei de vir do Posto de saúde aqui de JK e me disseram que não temos técnico para vacinar as pessoas e que se a gente quiser vacinar teremos que ir para João Pinheiro. A única técnica que tínhamos foi mandada embora. Agora quero saber porque vamos ter que abastecer nossos carros e ir para João Pinheiro vacinar e arrisca chegar lá e eles mandar a gente voltar porque nossas doses estão aqui para vencer. Gostaria de saber se vocês [prefeitura] vão disponibilizar a ambulância ou qualquer outro carro para levar as pessoas para vacinar em João Pinheiro porque não somos obrigados a se contaminar por falta de atendimento no posto de saúde” exclamou uma moradora, que não quis se identificar.

A quebra da expectativa para vacinar é tida por Ruti Pereira da Silva como um absurdo sem tamanho. Com 49 anos, a moradora de JK esperou ansiosa por sua vez e, agora, foi informada que terá que vir a João Pinheiro para poder tomar a vacina, mas teme que não consiga se imunizar na cidade justamente em razão da Secretaria de Saúde ter disponibilizado doses específicas para o distrito onde morou a vida toda.

“Estava ansiosa esperando essa vacina e agora que chegou a vez da minha idade, cheguei no posto de saúde e falaram que, se quiser vacinar, tem que ir para João Pinheiro, mas as doses estão todas aqui para vencer, então tenho medo de ir e não conseguir e perder a viagem” contou a moradora, que buscou atendimento no PSF de JK por volta das 14 horas desta terça-feira.

Para um terceiro morador, que não quis se identificar, o fato de o posto de saúde não ter um profissional para realizar as imunizações se trata de negligência da administração municipal.

“Estou vendo as pessoas se manifestando nas redes sociais. As pessoas não estão vacinando por falta de técnica. Muitas pessoas estão correndo risco, então, para mim, isso é negligência do prefeito, do secretário, do responsável pelos funcionários da prefeitura em JK. Soube que foi esse responsável que demitiu a técnica que trabalhava no posto. Ela fez um desabafo na internet e disse que foi mandada embora sem nenhum motivo. Queremos respostas” exclamou o morador cuja identidade será preservada pelo JP Agora.

Resposta oficial do Prefeito Municipal Edmar Xavier

Assim que soube das reclamações, a equipe de reportagem do JP Agora entrou em contato com o prefeito, com a chefe do posto de saúde de JK, com a chefe da epidemiologia de João Pinheiro e também com o Secretário de Saúde Municipal. Conseguimos contato com o próprio Edmar Xavier por volta das 15 horas e ele comentou o caso por telefone com nosso repórter.

Edinho confirmou a demissão da antiga funcionária do Posto de Saúde de Luizlândia do Oeste e disse que a substituta já foi contratada, de modo que a situação deverá se normalizar ainda nesta semana, mas não precisou, exatamente, qual o dia que a nova enfermeira estará no PSF disponível para retomar a vacinação, a qual, ao que tudo indica, está parada no distrito desde a demissão da funcionária anterior.

O JP Agora apurou, por fim, que a funcionária foi demitida do cargo que ocupava no PSF de JK no dia 01 de julho em razão da existência de inúmeras reclamações de moradores contra o comportamento dela à frente dos trabalhos no local. As informações, contudo, são extraoficiais e ainda não foram confirmadas pela administração municipal.

10 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


10 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Zélia Santos
4 meses atrás

Boa tarde, lamentável o que fizeram com a técnica em enfermagem Karla na UBS de Luislândia do Oeste, ela foi despedida do serviço dela sem nenhum tipo de aviso, sem nenhuma tipo de satisfação. Simplesmente porque não passou um policial militar na frente de 23 pessoas que estavam na fila para vacinar, seguindo ordens passadas pela epidemiologia. o Neuton na sua arrogância e detentor do poder a ele dado pelo prefeito Edinho, pediu a dispensa da Karla e assim foi feito na maior covardia. Agora a população de J.K está sem sala de vacina. Tiraram a Karla do emprego dela… Leia mais »

Anônimo
4 meses atrás
Resposta para  Zélia Santos

Um absurdo mesmo, a Karla e uma excelente profissional. Quero ver eles arrumar outra enfermeira pra trabalhar nas mesmas condições que ela.
Ninguém fala que ela dormia num colchão no chão do posto de saúde pois não tinha moradia né.
E ainda ganhava um salário bem baixo pra tolerar o Neuton, que acha que e dono do JK. Acha que pode chegar e passar qualquer pessoa na frente dos pacientes.
Acho que o prefeito deveria fazer uma reunião com a mismonea, ela quem sabe quem e útil lá dentro. Não o neuton

Ana
4 meses atrás
Resposta para  Zélia Santos

Ótima funcionária, mas não sabe o que é hierarquia, faltou nessa aula… Manda quem pode e obedece quem tem juízo, simples assim… Agora não adianta lamentar, serve de aprendizado, quando conseguir outro serviço já sabe como comportar…

Zé Pereira
4 meses atrás

Que vergonha prefeito edinho

Anônimo
4 meses atrás

Engraçado quem tinha que mandar embora eles não manda kkkkkk a mismone nun fãz nada naquele posto, nem vacina ela aplica, nem faz curativo, mando o zoto ir embora com a fratura mais não faz, só fica escondida naquela sala dela comendo e quando alguém procura manda falar que não tá. E as outras que morre de trabalha não tem reconhecimento

Sincero
4 meses atrás

Se o prefeito fosse o celsinho duvido que aconteceria isso

Num intendo
4 meses atrás

O povo de JK vive viajando, nunca vi um povo pra viajar tanto, o distrito tem mais de 10 taxis que se deslocam diariamente para as cidades vizinhas. Agora que é pra tomar vacina, existe risco na estrada, a vá.

Anônimo
4 meses atrás
Resposta para  Num intendo

O que tem a ver o c* com as calças? ??‍♀️

Tá foda sobreviver em JK JP
4 meses atrás
Resposta para  Num intendo

As pessoas se deslocam para ir atrás dos recursos não oferecidos pelo distrito, médicos, hospitais, cras, CAPES, bancos e outros. A obrigação é do município SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITO REPRESENTANTES… Não é dos moradores a se deslocarem por um CAPRICHO DO REPRESENTANTE NEUTON!

Daniela
4 meses atrás
Resposta para  Num intendo

A obrigação e do prefeito e dos profissionais de saúde vacinarem, porque não dão posse aos concursados?

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias