Nozinhos de Sant’Ana: projeto promete embelezar ainda mais Igrejinha através da fé e da cultura

Nozinhos de Sant'Ana: projeto promete embelezar ainda mais Igrejinha através da fé e da cultura

A cultura de João Pinheiro está mais viva do que nunca. Na semana passada, servidores da Casa da Cultura municipal colocaram em prática o projeto Nozinhos de Sant’Ana, que objetiva unir a fé e a cultura do povo pinheirense através de fitinhas amarradas nas grades da Igrejinha de Santana, localizada no Bairro Divinópolis.

O JP Agora entrevistou a servidora municipal Vera Coelho, uma das idealizadoras do projeto. Ela nos contou que a ideia surgiu através de uma conversa entre ela e os servidores Ricardo e Dudu como forma de unir a fé e a cultura pinheirense na Igrejinha de Sant’Ana, réplica da primeira igreja da Vila Santana do Alegre. Para que o projeto tome forma, a comunidade deve aderir à ideia, contou Vera.

As fitinhas já estão disponibilizadas próximo à grade onde elas devem ser amarradas. Depois de pedir uma graça, a pessoa amarra uma delas e espera pela benção pretendida.

“Nos inspiramos nos modelos que a gente vê pelo Brasil afora, que é o hábito de atrelar um nozinho de uma fita e pedir uma graça a Deus. Pensamos o quanto ficará bonita a entrada da nossa igrejinha quando estiver cheias de fitinhas, um colorido muito bonito. Colocamos no dia 17 e já vimos um primeiro reflexo e as fitinhas que deixamos não sobrou nenhuma. O pessoal acolheu muito bem” contou Vera em entrevista ao JP Agora sobre os primeiros dias do projeto.

A história das fitinhas, segundo a Casa da Cultura de João Pinheiro

O uso das fitas advém do antigo costume de utilizar tiras de roupas dos santos para alcançar sorte e proteção. As roupas tornaram-se difíceis de serem encontradas e foram substituídas por fitas coloridas e as primeiras foram fabricadas artesanalmente em 1809.

Elas são reflexo do processo da colonização brasileira, ricas em significados culturais. Evidenciam a fusão religiosa por meio de seus múltiplos simbolismos; expressando os anseios, sonhos e esperanças populares.

A Casa da Cultura convida toda a comunidade pinheirense para conhecer e participar. Visite o local, peça uma graça e amarre sua fitinha!

Vera Coelho e Ricardo Henrique, servidores da Casa da Cultura, escreveram um lindo poema sobre o tema. Confira a íntegra a seguir.

Nozinhos de Sant’Ana

Com fé e devoção
Faz-se um pedido
Amarram-se os “Nozinhos de Sant’Ana”
Cada qual com seu sentido

Alegre era o boi
Que ali graça nos dava
Com o nome de Sant’Ana
A igrejinha se consagrava

Mesmo que haja nós
Atados no coração
Os “Nozinhos de Sant’Ana”
De todos te livrarão

Com amor e muita fé
Nosso passado é refeito
Sou devoto de Sant’Ana
E o Alegre carrego no peito.

6 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Guilherme
11 meses atrás

Parabenizar a Casa Cultura e todos colaboradores

Sueli Gomes da Silva
11 meses atrás

Muito interessante. Lembro no meu tempo de criança da Igreja antiga. Mas não sabia da réplica da antiga Igreja.Onde fica? A casa da Cultura hoje era um sobrado velho e antigo abandonado onde as crianças das imediações faziam grandes peraltices e eu no meio. Depois de restaurado voltei uma vez lá. Passou um filme na minha cabeça..
.foi emocionante. Parabéns!!!

JGCouto
11 meses atrás

Em vários locais pelo país praticam esse ato de fé, porém as fitas são silkadas com o nome da padroeira e vendidas a fim de angariar fundos para a entidade.

#Só Observando
11 meses atrás

Êxodo 32:2-10 – Cuidado com a Religiosidade.

MARIA NÃO ESTÁ MORTA
11 meses atrás
Resposta para  #Só Observando

Salve Maria Imaculada e Viva Cristo Rey ?❤️

#Só Observando
11 meses atrás
Resposta para  MARIA NÃO ESTÁ MORTA

Senhor tenha misericórdia deste povo, eles não sabem o q fazem, vender fitinha ,será q não lêem a Bíblia, foi por isso q Jesus expulsou os comerciantes do templo, fazendo comércio com objetivo de obter lucro, meu Deus, misericórdia desse povo IDÓLATRA.

Artigos relacionados

Últimas Notícias