Nozinhos de Sant’Ana: projeto promete embelezar ainda mais Igrejinha através da fé e da cultura

Nozinhos de Sant'Ana: projeto promete embelezar ainda mais Igrejinha através da fé e da cultura

A cultura de João Pinheiro está mais viva do que nunca. Na semana passada, servidores da Casa da Cultura municipal colocaram em prática o projeto Nozinhos de Sant’Ana, que objetiva unir a fé e a cultura do povo pinheirense através de fitinhas amarradas nas grades da Igrejinha de Santana, localizada no Bairro Divinópolis.

O JP Agora entrevistou a servidora municipal Vera Coelho, uma das idealizadoras do projeto. Ela nos contou que a ideia surgiu através de uma conversa entre ela e os servidores Ricardo e Dudu como forma de unir a fé e a cultura pinheirense na Igrejinha de Sant’Ana, réplica da primeira igreja da Vila Santana do Alegre. Para que o projeto tome forma, a comunidade deve aderir à ideia, contou Vera.

As fitinhas já estão disponibilizadas próximo à grade onde elas devem ser amarradas. Depois de pedir uma graça, a pessoa amarra uma delas e espera pela benção pretendida.

Publicidade
Colégio Darcília Coímbra João Pinheiro - Matrículas Abertas

“Nos inspiramos nos modelos que a gente vê pelo Brasil afora, que é o hábito de atrelar um nozinho de uma fita e pedir uma graça a Deus. Pensamos o quanto ficará bonita a entrada da nossa igrejinha quando estiver cheias de fitinhas, um colorido muito bonito. Colocamos no dia 17 e já vimos um primeiro reflexo e as fitinhas que deixamos não sobrou nenhuma. O pessoal acolheu muito bem” contou Vera em entrevista ao JP Agora sobre os primeiros dias do projeto.

A história das fitinhas, segundo a Casa da Cultura de João Pinheiro

O uso das fitas advém do antigo costume de utilizar tiras de roupas dos santos para alcançar sorte e proteção. As roupas tornaram-se difíceis de serem encontradas e foram substituídas por fitas coloridas e as primeiras foram fabricadas artesanalmente em 1809.

Elas são reflexo do processo da colonização brasileira, ricas em significados culturais. Evidenciam a fusão religiosa por meio de seus múltiplos simbolismos; expressando os anseios, sonhos e esperanças populares.

A Casa da Cultura convida toda a comunidade pinheirense para conhecer e participar. Visite o local, peça uma graça e amarre sua fitinha!

Vera Coelho e Ricardo Henrique, servidores da Casa da Cultura, escreveram um lindo poema sobre o tema. Confira a íntegra a seguir.

Nozinhos de Sant’Ana

Com fé e devoção
Faz-se um pedido
Amarram-se os “Nozinhos de Sant’Ana”
Cada qual com seu sentido

Alegre era o boi
Que ali graça nos dava
Com o nome de Sant’Ana
A igrejinha se consagrava

Mesmo que haja nós
Atados no coração
Os “Nozinhos de Sant’Ana”
De todos te livrarão

Com amor e muita fé
Nosso passado é refeito
Sou devoto de Sant’Ana
E o Alegre carrego no peito.

6 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Guilherme
5 meses atrás

Parabenizar a Casa Cultura e todos colaboradores

Sueli Gomes da Silva
5 meses atrás

Muito interessante. Lembro no meu tempo de criança da Igreja antiga. Mas não sabia da réplica da antiga Igreja.Onde fica? A casa da Cultura hoje era um sobrado velho e antigo abandonado onde as crianças das imediações faziam grandes peraltices e eu no meio. Depois de restaurado voltei uma vez lá. Passou um filme na minha cabeça..
.foi emocionante. Parabéns!!!

JGCouto
5 meses atrás

Em vários locais pelo país praticam esse ato de fé, porém as fitas são silkadas com o nome da padroeira e vendidas a fim de angariar fundos para a entidade.

#Só Observando
5 meses atrás

Êxodo 32:2-10 – Cuidado com a Religiosidade.

MARIA NÃO ESTÁ MORTA
5 meses atrás
Resposta para  #Só Observando

Salve Maria Imaculada e Viva Cristo Rey ?❤️

#Só Observando
5 meses atrás
Resposta para  MARIA NÃO ESTÁ MORTA

Senhor tenha misericórdia deste povo, eles não sabem o q fazem, vender fitinha ,será q não lêem a Bíblia, foi por isso q Jesus expulsou os comerciantes do templo, fazendo comércio com objetivo de obter lucro, meu Deus, misericórdia desse povo IDÓLATRA.

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias