InícioSaúdePrefeitura de João Pinheiro anuncia tentativa de aquisição de até 60 mil...

Prefeitura de João Pinheiro anuncia tentativa de aquisição de até 60 mil vacinas contra a Covid-19

A expectativa é vacinar 30 mil pinheirenses; quantidade de doses dependerá do tipo da vacina que estará disponível para compra

Publicado em

O Prefeito Edmar Xavier convocou uma reunião extraordinária com a Câmara Municipal de João Pinheiro – MG na noite de ontem, 16 de março, para apresentar o projeto de adesão do município em um consórcio para a futura aquisição direta de vacinas contra a Covid-19. O projeto foi aprovado por unanimidade. Entenda como funcionará o processo a partir da aprovação.

O chefe do executivo pinheirense contou que já estava em negociação sobre a aquisição de vacinas com a Confederação Nacional de Municípios e a Associação de Saúde do Noroeste Mineiro desde o dia que o STF autorizou a compra direta de doses pelos municípios. Com a aprovação da Câmara Municipal, João Pinheiro integrará um consórcio constituído por diversos municípios que entrarão em uma espécie de fila para comprar as vacinas que estiverem disponíveis no mercado.

A adesão ao consórcio, no entanto, não significa que os municípios já estão aptos a adquirir as doses automaticamente. Edinho foi bem enfático quanto a esse ponto em seu discurso.

“Quero deixar bem claro que isso é uma tentativa. Somos 107 municípios cadastrados no primeiro momento. Estamos tentando comprar a vacina, não tem nada garantido, é uma tentativa que nós vamos fazer. A nossa proposta é vacinar 30 mil pessoas. Se for da vacina que tem duas doses, vamos comprar 60 mil doses, se for a vacina que só toma uma, 30 mil doses. A CNM está tentando comprar qualquer uma das vacinas disponíveis, seja a que usa uma dose, a que usa duas doses” esclareceu o prefeito.

Apesar da compra das vacinas não estar garantida pela adesão ao consórcio, Edmar Xavier garantiu que o município já tem o recurso para a compra e que, inclusive, a comprovação de que o recurso existe era um dos requisitos para a adesão.

“Mandamos o contracheque, será com recurso do PAB, temos o recurso. Mandamos a conta que possui o valor para confirmarem que temos condição de comprar a vacina. Fizemos a apresentação desse recurso. Não podemos dar garantia para a população, mas não podemos ficar de braços cruzados e não entrar nessa disputa para comprar porque se não amanhã todo mundo está comprando e ficamos para trás” pontuou.

A adesão foi aprovada por unanimidade. Se tudo correr conforme o planejado, até o final de maio e início de junho, os idosos de até 65 anos já estarão sendo vacinados com as doses que vem do estado e da união. Na previsão do prefeito, somando as mais 30 mil pessoas que poderão ser vacinadas, João Pinheiro vacinará jovens de 20 a 25 anos muito em breve.

Por fim, Edinho contou que o preço médio apresentado das vacinas é de U$7,9 dólares, que corresponde a aproximadamente R$45,00 (quarenta e cinco reais). Então, caso seja preciso duas doses, a previsão é de que a vacina custe, por pessoa, cerca de R$90,00 (noventa reais).

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
O conservador
1 ano atrás

Se for preciso eu pago a minha, da minha família e faço doações pra quem não pode pagar. Temos que nos vacinar o quanto antes, pois só a vacinação em massa resolverá este problema.

SEI LÁ!
1 ano atrás
Resposta para  O conservador

blá, blá, blá, blá vai a merda seu zé ruela….

Indignado
1 ano atrás

Tem que dá um parecer é pra gente que trabalha em farmácia e que toda hora está de frente com o vírus. Porque só alguns funcionários de farmácia vacinaram? Só eles que tem direito? Muitos atendentes de consultório odontológico já tomou tbm. Eles não tem contato igual os funcionários de farmácia, a pessoa sai do hospital diagnosticado e o primeiro lugar que ela vai é na farmácia. Uma falta de respeito com os que ainda não foram vacinados!

O certo tem que ser certo
1 ano atrás
Resposta para  Indignado

Isso msm, tá ai uma boa pergunta pra você Nicolas( JP Agora) fazer nas coletivas de imprensa. Pq só alguns foram vacinados? Qual a justificativa pra isso? E se tem uma previsão pros que não tomaram nem a primeira dose.

Ótima notícia
1 ano atrás

Prefeito Edinho tá sendo excelente… Tomando frente e fazendo o certo pelo município… Parabéns…

Sujestão: coloque barreiras sanitárias nas três entradas do município… Impedindo entrada e saída por motivos fúteis… Libere só a 040 como passagem… E bora ser feliz…

Há e sobre o salários dos vereadores … Parabéns ao Marlon… Fez mais pelo município que todos os vereadores juntos nos últimos 109 anos. ????

Jorge
1 ano atrás
Resposta para  Ótima notícia

Sera que na próxima eleição vai ter muito candidato a vereador kkkk toma cambada acabou um pouco da mamata

mais artigos