Publicidade
Chegou seu momento - Faculdade Cidade de João Pinheiro
Publicidade
InícioCidadePrefeitura de Patos de Minas confirma caso de raiva em bovino e...

Prefeitura de Patos de Minas confirma caso de raiva em bovino e teme doença na região

Prefeitura fez um bloqueio antirrábico de cães e gatos em um raio de 5km do local onde o animal foi encontrado

Publicado em

A Prefeitura de Patos de Minas informou que foi notificada sobre um caso positivo de raiva em um bovino na comunidade de Basílio, no distrito de Areado, no Alto Paranaíba. Inicialmente, o animal foi encontrado morto sem causas aparentes. Depois, foi constatada a doença.

Publicidade
Sicredi - Unidade inaugurada em João Pinheiro

Segundo a prefeitura, por conta da confirmação do caso de raiva, foi realizado um bloqueio antirrábico de cães e gatos em um raio de cinco quilômetros do local onde o animal doente foi encontrado.

Durante o trabalho, equipes municipais relataram à população sobre a importância da vacinação dos animais.

Publicidade
Nossa equipe está pronta para te atender - POP Pet Center João Pinheiro

Ao todo, foram vacinados 326 cães e 111 gatos, e grande parte deles já haviam sido imunizados no segundo semestre do ano passado durante a Campanha de Vacinação Antirrábica. Eles receberam uma nova imunização, conforme orientação dos órgãos estaduais.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde de Patos de Minas, Lílian Marinho, a vacinação de bovinos e equinos contra a raiva é obrigatória.

Publicidade
Raimundo Contabilidade em João Pinheiro

“É importante destacar que a vacinação de bovinos e equinos contra a raiva passou a ser obrigatória, por conta do proprietário dos animais, embora não seja obrigatória a declaração junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). De toda forma, isso muito ajudará para evitar ocorrências como essa”, explicou.

Ainda segundo Lilian, o bloqueio vacinal em cães e gatos é uma das maneiras de erradicar um dos ciclos de transmissão da doença, já que, como foi constatado o caso de raiva na região de Basílio, há morcegos infectados com o vírus na região.

Publicidade

Sobre a raiva

A raiva é transmitida por morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos). O vírus é transmitido quando eles sugam outros mamíferos, como equinos, bovinos, cães e gatos, considerados os animais domésticos como os principais agentes de transmissão para os seres humanos.

A raiva é uma doença grave, com letalidade próxima a 100%. Para mais informações, moradores de Patos de Minas podem acionar o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (34) 3822-9624, entre 7h às 18h.

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

mais artigos