InícioCidadeSerra da Saudade, localizado em Minas Gerais, é o menor município do...

Serra da Saudade, localizado em Minas Gerais, é o menor município do Brasil e não registra homicídios há 56 anos

Situado no coração de Minas Gerais, este município único se orgulha de sua segurança e ambiente pacífico, com o último homicídio registrado em 1967

Publicado em

O mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacou Serra da Saudade como o município de menor população no Brasil. Com uma população de apenas 833 habitantes, um aumento de 18 em relação ao Censo de 2010, a cidade mineira é conhecida por sua tranquilidade e segurança.

Emancipada de Dores do Indaiá em 1963, Serra da Saudade se orgulha de não ter registrado um único homicídio nos últimos 56 anos. O último assassinato na cidade ocorreu em 1967, apenas quatro anos após sua emancipação.

A criminalidade na cidade é mínima. De acordo com a Polícia Militar, foram registrados apenas dois furtos em 2022. Já em 2023, o único incidente foi um furto de celular durante uma festa, cujo aparelho foi posteriormente recuperado pelos policiais.

A cidade conta com um destacamento da Polícia Militar, que mantém um olhar atento sobre qualquer pessoa que possa ser considerada “estranha”, ou seja, não residente fixo do município. Essa atenção meticulosa à segurança contribui para a tranquilidade dos moradores.

Serra da Saudade está estrategicamente localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, a 270 quilômetros da capital, Belo Horizonte. A cidade, que cobre uma área de apenas 990 metros de ponta a ponta, pode ser facilmente percorrida a pé, eliminando a necessidade de veículos.

O município não dispõe de hospital, posto de combustível, pousada, hotel e farmácia. No entanto, há um posto de saúde local bem equipado e constantemente atendido por médicos.

A comunidade religiosa da cidade se reúne na igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde uma missa é celebrada todos os domingos às 17h30. Serra da Saudade é uma demonstração de que, mesmo em pequena escala, a segurança e a paz podem prevalecer numa sociedade.

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


2 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
G R S
11 meses atrás

Se não tem farmácias como comprar medicamentos?

Filhos da Anarquia
11 meses atrás

Muito melhor que Brasilândia.