União entre as forças de segurança de João Pinheiro tem mostrado resultados positivos nos últimos meses

Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário têm atuado em conjunto para a redução dos índices de criminalidade de João Pinheiro e Brasilândia de Minas

A cidade fácil de ser amada está em boas mãos. É o que apontam os recentes dados da Polícia Civil de João Pinheiro, os quais refletem os excelentes trabalhos executados em conjunto com a Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário. O JP Agora procurou o Delegado de Polícia Dr. Antônio Advíncula e o Tenente Coronel Luiz Alves para comentarem sobre o assunto em breve entrevista. Confira os detalhes a seguir.

Entre os chefes da Polícia Civil e da Polícia Militar de João Pinheiro, é uníssono que os excelentes resultados alcançados são oriundos da união entre as duas instituições, o Ministério Público e, ainda, o Judiciário. Tratam-se de atuações realizadas pelo sistema composto de engrenagens, conforme apontou o Coronel Luiz Alves, Comandante do 45º BPM.

“A parceria entre a PM e os demais órgãos de segurança é necessária e essencial. Tudo funciona como engrenagens e a PM é uma dessas engrenagens. Em João Pinheiro, todas as engrenagens estão funcionando perfeitamente bem” pontuou o Comandante Tenente Coronel Luiz Alves.

Para o Dr. Antônio Advíncula, Delegado de João Pinheiro, a atuação em conjunto de todas as instituições é o principal motivo que vem trazendo os resultados consideráveis nos últimos anos.

Publicidade
Barca de Churrasco - Dom Churrasco - Valor R$ 60,00

“A Polícia Civil de Minas Gerais mantém um excelente relacionamento com as demais instituições estatais atuantes em João Pinheiro. Existe um alinhamento de prioridades principalmente entre a Polícia Civil, Ministério Público e Polícia Militar, o que vem gerado consideráveis resultados nos últimos anos neste município. O Poder Judiciário tem se mostrado sensível aos pedidos elaborados nesta unidade policial, o que vem auxiliado bastante no aprofundamento das investigações em andamento” pontuou o Delegado.

Sobre os resultados, tanto o Delegado quanto o Comandante da PM apontaram os recentes trabalhos contra a criminalidade desempenhados em João Pinheiro e Brasilândia de Minas. Para os dois, tais ações refletem o sentimento de segurança para a população.

“No que se refere aos resultados dessa união, acredito que a própria população de João Pinheiro e Brasilândia já devem ter notado. Inclusive, recentemente tivemos uma grande operação em João Pinheiro com a participação de todos os órgãos que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão, foram apreendidas seis armas de fogo, 73 munições de calibres diversos e seis prisões. Já em Brasilândia de Minas cumprimos 23 mandados de busca e apreensão, apreendemos seis armas de fogo, 55 munições de calibres diversos e sete prisões” pontuou o Comandante da PM.

O Delegado Antônio Advíncula ressaltou, ainda, que cada órgão vem dando o seu melhor dentro de suas atribuições, o que traz uma resposta mais efetiva e célere para a sociedade pinheirense.

“No período que estou à frente desta delegacia, ocorreram dois homicídios em João Pinheiro. Através do aprofundamento dos levantamentos iniciais por meio de técnicas especializadas de investigações e realização das perícias cabíveis, foi possível determinar a dinâmica dos fatos e esclarecer a autoria em ambos os casos, cujos procedimentos já foram concluídos e encaminhados ao Poder Judiciário para a devida continuidade da persecução penal” pontuou o Delegado.

Maior município em extensão territorial mantém índices de criminalidade baixos na zona rural

A ocorrência de crimes na zona rural de João Pinheiro já foi uma realidade presente no dia a dia dos proprietários de terras do maior município de Minas Gerais. Hoje, essa não é mais a realidade. Casos isolados acontecem, mas são muito poucos se comparados à extensão territorial. O Tenente Coronel Luiz Alves atribuiu tais resultados às parcerias da PM com os próprios moradores da zona rural.

“João Pinheiro é o maior município de Minas Gerais em extensão territorial. Por isso, a PM conta com parcerias no meio rural para que as atividades possam ser potencializadas e para que possamos fazer uma repressão criminal eficiente. A zona rural é muito tranquila se comparado a extensão territorial” afirmou.

Já o Delegado Dr. Antônio Advíncula pontuou que, hoje, praticamente não se vê ações de quadrilhas especializadas em crimes rurais em João Pinheiro, o que, segundo ele, é resultado do trabalho incessante da Polícia Civil. A Polícia Militar, segundo o Delegado, também possui papel importante nesse cenário.

“Por meio do trabalho da Polícia Civil, as quadrilhas especializadas que atuavam principalmente com roubo de gado foram desmanteladas nos últimos anos. Ainda existem casos isolados, mas a situação no geral apresenta-se controlada no que tange a este crime em específico. É necessário reconhecer o papel exercido pela Polícia Militar por meio do policiamento ostensivo das áreas rurais, o que auxilia na parte preventiva de novos delitos e na manutenção dos índices de criminalidade em um patamar tolerável” pontuou.

Índices de crimes contra o patrimônio caíram

Ao final da entrevista, o Dr. Antônio Advíncula apresentou dados sobre a criminalidade em João Pinheiro, especificamente quanto a ocorrência de crimes contra o patrimônio.

“Em relação ao crime de furto consumado, no presente ano vem sendo registrado uma redução de 7,14% nos registros quando comparado ao mesmo período do ano passado (janeiro/agosto), o que, de certa forma, difere do esperado ao levarmos em consideração a relativização das medidas de distanciamento em decorrência da melhora dos índices da pandemia. A mesma situação foi verificada ao analisarmos as ocorrências de roubo, ressaltando que no período de janeiro/agosto do presente ano foi constatada uma redução de 10,02% no número de registros. De qualquer forma, a Polícia Civil vem atuando para sempre reduzir ainda mais esses números e já vem estudando novas formas para atingir tal fim” finalizou o Delegado.

A população também desempenha um grande papel para a redução da criminalidade e para que todas as engrenagens do sistema de segurança funcionem perfeitamente. Não é difícil de se encontrar no próprio JP Agora notícias de apreensões de drogas e prisões em flagrante em geral que só foram possíveis graças a denúncias anônimas de pinheirenses que se preocupam com a sua cidade.

Além disso, cabe à população reconhecer os trabalhos desempenhados pelas forças de segurança e apoiar o trabalho executado para que sempre tenhamos uma cidade mais segura.

6 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


6 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
EU SOU BRASILEÑO
1 mês atrás

Aí sim hein seu Jota Pê, notícia de primeira qualidade. Nota mil. Muito boa a matéria. Parabéns pela qualidade do seu trabalho. Sartei de banda com esse povo de Jompis que diz que é jornalista e só fica difamando a cidade, publicando notícia ruim. Isso queima o nome da cidade um tanto, que vocês não tem noção. Já dizia o provérbio popular: “Notícia boa vem a galope, notícia ruim voa”… A nossa amada cidade de João Pinheiro é constituída de pessoas de fibra, trabalhadores, honestos, pais de família, pessoas de boa índole, tanto que volta e meia, um cai no… Leia mais »

Tmnc
1 mês atrás
Resposta para  EU SOU BRASILEÑO

Barreiro do viado e município de PO seu burro

G R S
1 mês atrás

Parabéns a todos que estão envolvidos nesse belíssimo trabalho, cuidando da minha da sua da nossa segurança;

Grato
1 mês atrás

Parabéns aos policiais de JP. Polícia civil e Militar, somos gratos!
Temos ótimos profissionais aqui e se Deus permitir logo passarei no concurso para ser polícia TB.

Usuario desconhecido
1 mês atrás

Policia presta n

Usuario desconhecido
1 mês atrás

Prendendo os irmãozinho tudo 😡

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias