A Prefeitura de João Pinheiro retirou da calçada da Praça da Sede da Administração Municipal uma árvore de aproximadamente 45 anos de idade da espécie fícus. A ação, autorizada pelo Codema, foi necessária porque, segundo informado ao JP Agora, as raízes estavam causando danos na calçada, colocando os pedestres em risco.
O JP Agora apurou que esta e outras árvores da mesma espécie foram plantadas ao redor da Prefeitura Municipal de João Pinheiro na década de 70/80 em um projeto de arborização do Centro da cidade. A espécie não é oriunda do cerrado e se trata de uma árvore equatorial que pode alcançar de 12 a 30 metros de altura.
O site foi informado, ainda, que o motivo da retirada foi os danos causados, pelas raízes, na calçada. Além disso, a árvore estava matando as palmeiras próximas a ela. Então, a retirada entrou no projeto da reforma que a administração municipal está realizando no piso de toda a praça.
A ação foi autorizada pelo Codema. A espécie não é indicada para o meio urbano em razão das grandes raízes, que vão longe em busca de água, danificando o que encontrar pela frente.
Gostaria de saber se tem licença p cortar uma arvore dessa idade, pq não vão arrumar onde precisa gasto de dinheiro publico atoa falta de administração