Escolas particulares anunciam retorno das aulas presenciais em João Pinheiro

O ensino presencial foi autorizado para cidades da Onda Amarela do Minas Consciente; rede pública municipal não deve seguir mesmo caminho

As escolas particulares de João Pinheiro já providenciaram o retorno das aulas presenciais para a próxima semana. A decisão foi fundamentada na deliberação do comitê extraordinário da Covid-19, que autoriza o retorno para cidades na Onda Amarela do Minas Consciente, na qual o município está inserido, desde que uma série de exigências seja cumprida.

O JP Agora apurou que o Colégio Darcília Coímbra e o Colégio Visão pretendem retornar com o ensino presencial na semana que vem através da aplicação de um sistema híbrido, de modo que as atividades aconteçam tanto na modalidade presencial como remotamente. Assim, segundo fontes consultadas pela equipe de reportagem, o retorno foi marcado para terça-feira, 18 de maio.

A medida é legal e foi regulada por uma deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, do Estado de Minas Gerais, que autoriza o retorno do ensino presencial nas cidades que integram a Onda Amarela, para a qual João Pinheiro avançou no início de maio e, desde então, as escolas aguardavam um posicionamento oficial do município sobre a questão.

Publicidade
Colégio Darcília Coímbra João Pinheiro - Matrículas Abertas

O pronunciamento oficial demorou e um grupo de pais chegou a se manifestar na Câmara Municipal pedindo para que pudessem escolher enviar seus filhos à escola ou não. Ao que parece, o pronunciamento oficial não ocorreu, mas as escolas resolveram tomar partido mesmo assim se pautando no que diz a determinação.

O que diz a determinação, posicionamento oficial e retorno nas escolas públicas

A deliberação do comitê autoriza o retorno das aulas presenciais nos municípios que estão na Onda Amarela do Minas Consciente. As ondas, como sabido, consideram diversos fatores locais e classificam o risco de acordo com os números locais. João Pinheiro passou a integrar a Onda Amarela no início de maio.

A preocupação com a segurança foi levada muito a sério pelo comitê, tanto que já em seu primeiro artigo, a deliberação aponta diversas exigências para o retorno, dentre elas, a opção de escolha pelo ensino remoto ou presencial, o retorno gradual, fiscalização rígida das medidas de proteção e conscientização/comunicação ativas durante todo o processo entre escola e pais.

Seguindo, no artigo 3º, é exigido que fatores locais sejam considerados pelos municípios para que o retorno seja seguro, dentre eles: a apresentação de um projeto pedagógico, recursos humanos, infraestrutura escolar, situação epidemiológica e protocolos de biossegurança. Segundo Bárbara Mendonça, proprietária do Colégio Darcília Coímbra, a instituição adotou todas as medidas necessárias, mas, mesmo assim, não foi ouvida.

“Faltou compreensão das autoridades desde o início. Não houve esforço pra pensar em um planejamento de volta às aulas. Desde maio nosso protocolo estava pronto pra retorno com todas as restrições sanitárias estabelecidas. Mas não quiseram nem nos ouvir. Sempre defendemos o sistema híbrido, a permanência em menor tempo na escola, a supressão do intervalo pra evitar circulação, o rodízio de alunos. Era isso que queríamos e pedimos desde sempre: diálogo, boa vontade, disposição pra resolução” exclamou Bárbara em entrevista concedida ao JP Agora sobre o retorno das aulas presenciais em João Pinheiro.

Ainda segundo Bárbara Mendonça, apenas 30% dos alunos estão assistindo as aulas presencialmente. “O comparecimento presencial é absolutamente opcional. Só para quem precisar ou quiser”, afirmou.

A situação na rede pública, no entanto, é um pouco diferente. Foi apurado pelo JP Agora que, mesmo com a deliberação favorável do comitê, o retorno das atividades presenciais na rede pública está impedido por uma determinação judicial. Assim, prefeitura e secretaria de educação aguardam um posicionamento da Secretaria Estadual de Educação acerca do assunto.

25 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


25 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Indivíduo
6 meses atrás

Já passou da hora de voltar.

Conciencia
6 meses atrás

Parabéns a todos os envolvidos para o retorno. Vamos pra frente….

Covid não existe
6 meses atrás

Estudar msm cambada
Vira uma geração de burro e vagabundo

Jakeline
6 meses atrás

Educação também é essencial, já passou da hora de voltar. Igrejas, bares, academias, restaurante e o comércio abertos e escolas fechadas? Inversão de valores.

Última edição 6 meses atrás by Jakeline
Jany
6 meses atrás

E Sobre O Capitão Speridião???

Carlos Eduardo
6 meses atrás

Por que as escolas públicas não votarão as aulas

Basta pensar
6 meses atrás
Resposta para  Carlos Eduardo

Todas podem voltar, basta cumprir os protocolos!

Teles
6 meses atrás

Parabéns a todos envolvidos nessa volta!!! Bárbara os alunos CDC te apoiam e agradecem!
Pessoas assim que fazem a diferença. Precisamos desse direito de escolha.
A EDUCAÇÃO É NECESSÁRIA!

Camila
6 meses atrás

O covid 19 se tornou uma nova realidade que infelizmente vamos ter que nos adaptar, esse virus nao vai “acabar” tão cedo, assim como a gripe espanhola durou 2 anos dentre outras epidemias que afetaram o mundo, enquanto as escolas estao fechadas muitas famílias estao levando seus filhos pra Caldas Novas, visitando praias e viajando pra todo lado achando que estamos de ferias, respeito a decisao de cada uma em querer levar ou nao seu filho pra escola.

King Size de João Pinheiro
6 meses atrás

O professor também vai poder escolher em dar aula via home office ou presencial?

Zezinho
6 meses atrás

Podem esperar que infelizmente os casos vão voltar a aumentar

Conciencia
6 meses atrás
Resposta para  Zezinho

O comparecimento presencial é absolutamente opcional.

Jararaca Ensaboada
6 meses atrás

Vai morrer muitos Vovôs e Vovós por ai, mas quem liga né . . . o que importa é o dinheiro.

Nicolas
6 meses atrás
Resposta para  Jararaca Ensaboada

Sendo presencial ou não, a escola nunca deixou de oferecer seu ensino.

Ricardo Porto
6 meses atrás

muita criança vai pegar covid aí culpa é do Edinho não sim das mães

Justuceiro
6 meses atrás

Na minha humilde opinião não é a hora certa

Conciencia
6 meses atrás
Resposta para  Justuceiro

O comparecimento presencial é absolutamente opcional.

Pqp
6 meses atrás

Isso é uma Vergonha…

Conciencia
6 meses atrás
Resposta para  Pqp

O comparecimento presencial é absolutamente opcional.

cascavel
6 meses atrás

vai aumentar os casos de covid 19 em joão pinheiro com a volta as aulas,…será que não pode esperar o segundo semestre? as escolas particulares???

Pqp
6 meses atrás

Alegam que estão preoculpado com as crianças… Os Nardoni também dizem que estavam…

Cidadão
6 meses atrás

Que vergonha… tudo pelo dinheiro… pessoas vão se contaminar e até o pior pode acontecer… Aulas online pra crianças é o suficiente nessa fase da pandemia…

Basta pensar
6 meses atrás
Resposta para  Cidadão

Não é por dinheiro, é pela educação!
Até porque com a volta as aulas às escolas vão continuar recebendo o que já recebiam e vão ter gastos a mais. Não é por dinheiro

Zemane
6 meses atrás

Vou fazer um contrato lavrado em Cartorio , só mando o meu filho pra escola mediante responsabilidade da escolha sobre qualquer tipo de tratamento de doença adquirida na escola , tratamento total de qualquer morador na casa do aluno , não acho certo encerrar aula on-line , penso q t q existir está opção de escola !!!

Basta pensar
6 meses atrás
Resposta para  Zemane

É absolutamente opcional a volta presencial, se você não se sente confortável não mande seu filho pra escola !!

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias