Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro

Os enfeites de crochê e tricô serão colocados nas árvores de ambos os lados; organizadoras precisam de parcerias para conseguirem iluminar o local

O natal de João Pinheiro se tornou referência em todo o Brasil em razão das decorações fora de série das praças municipais que surpreendem ano após ano. Em 2021, para a alegria de todos os pinheirenses e dos viajantes que passam por aqui, o projeto Mãos que Transformam irá decorar toda a extensão dos canteiros da BR-040 com enfeites produzidos pelas participantes do grupo. As organizadoras procuram, agora, parcerias para conseguirem iluminar o local para abrilhantar ainda mais o que já é maravilhoso.

O JP Agora entrevistou a pinheirense Mírcia Melo a respeito do Mãos que Transformam para entender um pouco mais do que se trata o grupo e também para conhecer de perto as expectativas para a decoração de natal deste ano. O que era para ser uma simples reunião de amigas já conta, hoje, com mais de 70 participantes.

“O projeto Mãos que Transformam é filho da ONG Instituto Solidariedade e Ação (ISA). Ele iniciou-se há três anos por iniciativa minha e de algumas amigas. Eu sempre achei que as pessoas adoecem muito em razão do ócio, principalmente as mulheres. Eu mesma me aposentei, mas a cabeça continuou a mil, então o projeto foi pensado para essas pessoas” esclareceu Mírcia ao repórter do JP Agora.

Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro
Decoração natalina do ano passado – Foto: Reprodução Instagram

O grupo, predominantemente composto por mulheres, se reúne para fazer crochê e tricô. Com a pandemia, as reuniões deixaram de acontecer, mas os trabalhos continuaram sendo realizados.

“Começamos a nos reunir no Centro Pastoral. O projeto foi crescendo crescendo e fizemos o primeiro natal. O nosso objetivo principal nunca foi apenas enfeitar a praça, o objetivo sempre foi estarmos sempre juntas, integradas umas com as outras” contou Mírcia.

Para a pinheirense, união é a palavra que define o grupo Mãos que Transformam. E, neste ano, como o próprio nome já diz, a expectativa é transformar o natal de João Pinheiro de uma forma jamais vista. Os enfeites criados pelas mulheres serão colocados nos canteiros da BR-040, no perímetro urbano da cidade.

Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro
Mírcia e Tunica – Decoração do presépio | Foto: Arquivo Pessoal

“Demos um pulo muito grande esse ano e vamos enfeitar a BR-040, claro, com a permissão da Via 040. Vamos enfeitar todas as árvores, de ambos os lados, com nossos crochês produzidos pelas Mãos que Transformam. Vai ficar maravilhoso” contou a pinheirense, empolgada com a expectativa criada.

Apesar do material estar 100% pronto para ser colocado nas árvores, o grupo tem mais um desafio pela frente: a iluminação. Mírcia ressaltou que os enfeites serão colocados de qualquer jeito em todas as árvores, mas, para que o trabalho fique ainda maior, o grupo está tentando encontrar recursos para iluminar o local como forma de abrilhantar ainda mais os canteiros.

“A iluminação vai ficar em R$20.000,00 (vinte mil reais). Por isso, estamos pedindo apoio aos empresários pinheirenses para que nos ajudem a fazer essa maravilha que vai transformar o natal de João Pinheiro e, com certeza, nos trará o reconhecimento nacional de natal mais bonito” pontou Mírcia, esclarecendo sobre o orçamento realizado para a iluminação.

Para a diretora da ONG ISA, Antônia Maria, a expectativa é grande e ela espera que o grupo consiga angariar os recursos necessários para a iluminação. A mulher explicou o motivo dos enfeites de tricô serem tão queridos pela população pinheirense.

“Nosso trabalho é muito bonito, feito com muito amor durante o ano todo. Esse ano mesmo, começamos a produzir os enfeites em março. São trabalhos que remetem à infância, à casa de avó, então se cria uma memória afetiva muito gostosa. Isso se dá porque as Mãos que Transformam colocam amor de verdade na criação, a gente começa a fazer e distrai tanto que não levanta nem para comer, para beber água, a gente esquece da vida. Essa dedicação toda passa para o trabalho final” contou Antônia, mais conhecida como Tunica.

Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro
Decoração natalina do ano passado – Foto: Reprodução Instagram

O JP Agora comprou a ideia do grupo e se empenhará para conseguir o valor necessário para a iluminação com os parceiros do site. Nossa equipe de reportagem produziu esta matéria com muito carinho para que os empresários e a população em geral do maior município de Minas Gerais se empenhem a realizar o maior natal de Minas Gerais.

Participe doando qualquer quantia entre em contato com a Mírcia pelo telefone (38) 9.9951-0270, e vamos, juntos, dar as mãos às Mãos que Transformam para realizar esse feito inédito na história de João Pinheiro.

4 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


4 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
A voz da verdade
6 meses atrás

Prefeitura só olha pra um lado, n tem como, projetos como este merecem ser apoiados, só o JP Consciente recebeu 70 mil mermão, enquanto outros não recebem nem um muito obrigado!

Gisele Braga
6 meses atrás

Parabens mircia parabens tunica precisamos de mais pinheirenses assim

Joana
6 meses atrás

A verba é para o Natal da cidade, não só para um. Deveria ser dividida. Assim como outros grupos também podem fazer parte desse lindo Natal e ampliar a decoração.

NÃO SOU REI, MAS....
6 meses atrás

AINDA NÃO SOU REI, MASSSSSS,… PEGARIA ESSA COROA FACIM, FACIM… AOWWWWW MORENA ARRUMADA. ISSO DEVE ESTAR CHEIRANDO-EXALANDO, AQUELES PERFUMES IMPORTADOS CHIQUES, CAROS… DUZENTOS E DOZE VIPE ROSA. DOUCE E CABANA. PACO E O RABANE. USANDO BOLSA DA LUIZ VITÃO. CHAPÉU PRADA.GUCCI. COCO CHANNEL. SE EU SOUBESSE FALAR FRANCÊS FLUENTEMENTE, A CONVIDARIA PARA UMA TAÇA DE CHAMPANHA DAQUELAS CARAS, QUE NEM PARECE SIDRA CEREZER E NEM CHUVA DE PRATA, EM FRENTE A TORRE EIFEL, OU ARCO DO TRIUNFO, CHAMPS ELISÉE, MUSEU DO LOUVRE. EM UMA TARDE FRIA, EM PARIS. “PARDON MON AMOUR. JE T’AIME. QUE CEST-E MOET ET CHANDON, OÙ DON… Leia mais »

Artigos relacionados

Últimas Notícias