Meteoro visto no céu de Patos de Minas pode ter caído na zona rural de João Pinheiro

Pesquisadores de Patos de Minas aguardam confirmações de pinheirenses que podem ter ouvido o barulho da queda

Uma grande bola de fogo que foi vista no céu por diversos moradores de Patos de Minas – MG na noite da última sexta-feira (07) entrou na atmosfera da Terra na zona rural de João Pinheiro e pode ter tocado o solo. O fenômeno está sendo observado por diversos pesquisadores de todo o Brasil.

O evento astronômico aconteceu na última sexta-feira, 07 de maio, por volta das 22:30 horas. O portal de notícias Patos Hoje, de Patos de Minas, noticiou diversos relatos de moradores que viram a bola de fogo cruzando o céu. Em entrevista, Ivan Soares, do observatório IDS e da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, solicitou a pesquisa de imagens em sua rede e nas câmeras do climaaovivo.com.br, encontrando imagens do fenômeno em 12 câmeras de 7 cidades de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Possível trajetória do meteoro, que começou em Santa Luzia da Serra, em João Pinheiro
Possível trajetória do meteoro, que começou em Santa Luzia da Serra, em João Pinheiro

Entrada nas proximidades do distrito de Santa Luzia da Serra e possível queda

Em entrevista concedida ao JP Agora, Ivan Soares contou que realizou a triangulação das imagens recebidas das câmeras de Patos de Minas e Catalão – GO. Através desse procedimento, foi possível constatar que o bólido entrou na atmosfera da Terra nas proximidades de Santa Luzia da Serra e seguiu caminho sentido Guarda-Mor.

Publicidade
Jantinha Dom Churrasco João Pinheiro - Jantinha com Churrasco

Ainda de acordo com o observador, existe a possibilidade do meteoro ter chegado a cair no solo, o que pode ter acontecido na zona rural de João Pinheiro, considerando o local da entrada e o seu percurso. O trajeto está destacado em amarelo na imagem abaixo.
“Eu creio que deve ter caído nessa região. Isso se tiver chegado a sobrar alguma coisa no solo. Se não tiver relato de explosão quer dizer que ele explodiu na atmosfera” disse Ivan sobre a possível queda na região rural de João Pinheiro – MG.

Ivan pontuou que a situação é muito complexa e diversos fatores podem interferir no local exato da possível queda. Por isso, ele apontou que moradores de João Pinheiro, Paracatu, Lagoa Grande, Vazante, Guarda mor, Buriti e Claro de Minas podem ter ouvido sinais do contato da pedra com o solo.

Se você viu ou registrou esse ou outro bólido, envie seu relato e suas imagens para a BRAMON através do formulário disponível em bramon.imo.net. É fácil, rápido e você contribui com a ciência dos meteoros no Brasil.

11 COMENTÁRIOS


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


11 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
José Vicente da Silva Neto
6 meses atrás

Eu vi tbm clareou tudo

José Vicente da Silva Neto
6 meses atrás

Luz muito forte desceu muito rapido aqui em joao pinheiro

Brasilândia
6 meses atrás

Iluminou Brasilândia toda por alguns segundos. ?

Anônimo
6 meses atrás

E só buscar imagens da noite no aeroporto de João Pinheiro, os maiores prédios de João Pinheiro que dá pra ver qual direção do clarão para ter uma base do realmente teve contato com o solo em nossa região…

Observatório IDS
6 meses atrás
Resposta para  Anônimo

Sou do observatório IDS em Patos de Minas na realidade o clarão se dá somente na atmosfera alta onde os gases da própria atmosfera que fazem o objeaquecee e assim gerar aquele brilho mas quando objeto entra na atmosfera com ar ele se apaga r não é mais possível ver ele caindo a partir dai quando ele apaga ele vai em queda livre sem ser visto e o que caracteriza a queda é um som de um zumbido parecido com um de enxame de abelha que as pessoas podem ouvir Esse som que determina que o meteoro chegou a atmosfera… Leia mais »

Gabriel
6 meses atrás

Vi ele cruzando o céu aki de João Pinheiro,do bairro primavera

Paulo Cesar
6 meses atrás

Caiu la na fazenda do Batista entre fruta danta e o assentamento itatiaia.
o vaqueiro postou foto no grupo da fruta danta, tem pequenos detritos de pedra escura.

Observatório IDS
6 meses atrás
Resposta para  Paulo Cesar

Sou do observatório IDS em Patos de Minas caso haja esses fragmentos favor pedir pra que entrem em contato com o observatório enviando foto das pedras encontradas contato e @observatórioids No instagram

Paulo Cesar
6 meses atrás
Resposta para  Observatório IDS

Boa tarde, pedi ele as fotos ele me passou tem uma pedra do tamanho da palma da mão, porem não consegui achar o seu instagran. Ele recolheu algumas pedras isso tem valor comercial ou só para pesquisas?

Ideia
6 meses atrás

Caiu na antena la em casa

Artigos relacionados

data-matched-content-ui-type="image_card_stacked"

Últimas Notícias