Publicidade
Chegou seu momento - Faculdade Cidade de João Pinheiro
Publicidade
InícioBrasilPreço do boi gordo despenca e consumidor final não sente a diferença;...

Preço do boi gordo despenca e consumidor final não sente a diferença; diretor do sindicato explica

O JP Agora entrevistou Geraldinho Porto na tarde da última sexta-feira (29)

Publicado em

O preço da arroba do boi gordo despencou nas últimas semanas. Apesar disso, o consumidor brasileiro não sentiu esta diferença nos mercados. Pensando nisso, o JP Agora procurou o Diretor do Sindicato Rural para uma entrevista. Na oportunidade, Geraldinho Porto explicou o motivo da queda do preço e o porquê disso não ter refletido na ponta da tabela.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

O diretor Geraldinho Porto contou que a queda se dá em razão do fechamento do mercado da China para o Brasil. Os grandes frigoríficos, que estavam acostumados a exportarem grandes quantidades para a potência chinesa se viram diante de um novo cenário muito rapidamente, ocasionando a diferença na lei da oferta e da procura.

“A queda se deu, principalmente, pela não exportação da carne para a China. O país fechou as portas para o Brasil, então a gente ficou com muita oferta de bovinos no mercado e acaba que devido a isso, aquela lei da demanda e da procura, o preço caiu” pontuou Geraldinho.

A queda do preço do arroba do boi gordo, diferentemente do que se pode imaginar, não é fator determinante para que o preço final para os consumidores brasileiros também caia. Tal fato é extremamente prejudicial, no entanto, para os produtores rurais que já vem sofrendo com a escassez de chuvas e alto preços de insumos.

Publicidade
Pop Pet Center em João Pinheiro

“O produtor rural está sem o pasto. Então ele é obrigado a vender para não ver o gado morrer ou cada vez ficar mais caro o trato. O mercado sabendo disso, os grandes frigoríficos resolveram meio que “sacrificar” o produtor rural, o que a gente não acha correto. Essa retomada de exportação para a China que deve acontecer em breve, esperamos que tudo se normalize, o preço volte a um patamar que o produtor rural também consiga ganhar” explicou.

Geraldinho destacou, ainda, que, além de ser extremamente prejudicial para os produtores rurais, a queda do preço da arroba do boi gordo não foi sentida pelo consumidor final.

“Infelizmente, nos açougues o preço pouco abaixou para o consumidor final. A arroba do boi estava de R$315,00 e a gente vê aí até de R$250,00, uma queda muito brusca e expressiva. O preço da silagem também está aumentando.”

O diretor pontou que os produtores rurais de João Pinheiro vendem para os grandes frigoríficos, os quais vendem para a China. Então, segundo Geraldinho, os produtores de João Pinheiro também sentiram o baque com o fechamento daquele mercado.

Publicidade

“Estamos com uma grande oferta de bovinos e devido essa grande oferta, a procura está pequena. A nossa demanda nacional a gente supre ela muito bem, temos que exportar a nossa carne. Devido a isso, aconteceu essa grande queda na arroba do boi.”

Por fim, Geraldinho Porto afirmou que tem a expectativa de que João Pinheiro se torne um expoente no cenário da agropecuária nacional.

“Em João Pinheiro, além do grande volume de produtores rurais, temos um grande número de área. É o maior município em extensão territorial de Minas Gerais, então temos tudo para virar a capital do agronegócio. Tenho certeza disso, acredito muito e João Pinheiro vai virar uma potência. O Sindicato Rural tem trabalhado para isso, os produtores rurais cada vez mais estão melhorando tanto a genética quanto com os cuidados com agricultura. Acredito bastante que num futuro bem próximo nos tornaremos uma potência no agro” finalizou.

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
3 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
O Conservador
1 ano atrás

Falou, falou…

O Brasil tá lascado
1 ano atrás

Os produtores chegaram colocar plaquinhas pela cidade a favor do Bozo… Agora todo mundo leva no cool pq a nossa política externa é vergonhosa, o Brasil tentou ferrar a China com o coronavirus que por diversas vezes acusou o país de ter inventado o vírus e acabou tento que consumir produtos hospitalares e proventos da vacinas.

Agora a China fecha as portas para o Brasil e fica por isso mesmo pq nosso presidente tá preoculpado e fazer Live e atacar outrem…

Eu avisei. Todo mundo avisou… Agora segura o rojão.

Publicidade
Daniel
1 ano atrás

Não tem é vergonha na cara…. O gado que é vendido aqui é criado aqui mesmo. A culpa deve ser minha neh, que não consigo comer sem carne. Todo mundo fala que o país não vai pra frente, não vai mesmo, os próprios empresários não tem a decência de serem honestos.

Última edição 1 ano atrás by Daniel

mais artigos