Publicidade
Nova recepção com mais espaço - OdontoCompany João Pinheiro
Publicidade
InícioCidadeApós ação do MPT que resgatou 271 trabalhadores, João Pinheiro vira destaque...

Após ação do MPT que resgatou 271 trabalhadores, João Pinheiro vira destaque no Fantástico mais uma vez

Matéria foi ao ar ontem e mostrou o resgate dos trabalhadores de uma fazenda arrendada à WD

Publicado em

A cidade de João Pinheiro foi destaque mais uma vez no Fantástico, programa dominical da Rede Globo. Na exibição de ontem, foi ao ar o resgate de 271 trabalhadores que viviam em situação análoga à escravidão em uma fazenda de cana-de-açúcar arrendada à WD na zona rural do município.

Publicidade
WN Telecom - Publicidade

Vindos, a maioria, do nordeste, os trabalhadores tiveram o contrato de trabalho rescindido e a WD realizou o pagamento de todas as verbas rescisórias, além de indenização por sujeitá-los a situação análoga à escravidão. A equipe, coordenada pelo auditor Humberto Camasmie, fiscalizou três fazendas arrendadas pela usina WD Agroindustrial. No local, não havia espaço adequado para refeições. A água era pouca, e todos os trabalhadores bebiam no mesmo garrafão sujo.

A fiscalização encontrou 26 infrações trabalhistas. Há irregularidades em todos os alojamentos, que estão espalhados pelos municípios da região. O quarto dos trabalhadores não tinha o básico para se viver. Não havia cama ou móveis — as pessoas tinham que pendurar suas roupas em pregos ou guardá-las em sacolas.

Publicidade
Banho e tosa para seu Pet - POP Pet Center João Pinheiro

“A gente recebeu a notícia que tinha uma oportunidade de emprego aqui. Aí a gente resolveu vir para cá́. Chegamos aqui, não era o que a gente esperava”, explica o trabalhador Cássio Jesus de Souza.

As vítimas do trabalho escravo no Brasil têm um perfil definido: quase metade delas são nascidas no Nordeste e pelo menos 80% dos resgatados se declaram pardos ou pretos.

Publicidade

Comentários


Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


Publicidade
22 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Cidadão
8 meses atrás

João Pinheiro só aparece com notícia ruim no Fantástico, como dá vez do “médico fugitivo que trabalhava em João Pinheiro”, “pior curso de enfermagem no Brasil ser em João Pinheiro”, “batedor de mulher na frente de shopping em João Pinheiro “, “trabalho análogo a escravidão em João Pinheiro”, etc.

Revoltado
8 meses atrás
Resposta para  Cidadão

Não assisto globolixo

Unknown
8 meses atrás

Não sei que milagre ter ocorrido essa fiscalização. Eu mesmo já denunciei um local diversas vezes, sempre recebi devolutivas que não haviam irregularidades no local, porém tinha a informação dos próprios funcionários que nunca se dirigiram a fazenda para conferir as denúncias. Se fiscalizassem direitinho, a maior parte dos CNPJ seriam multados, uma vergonha sem fim! Por isso o progresso nunca chega a cidade. Vive estacionada nas décadas passadas, mergulhada na corrupção.

Matheus Silva
8 meses atrás
Resposta para  Unknown

tem muito nordestinos na mesma situação desses aí, bem próximo onde eles tavam ficando.em uma cidadezinha chamada de andrequicé. foi uma correria só qndo souberam q tava acontecendo essa operação nas outras fazendas,mandaram as pessoas pularem dos caminhões,colocaram todo mundo, umas 80 pessoas em um busão e saíram fugindo dos agentes.

Publicidade
Eita
8 meses atrás

Não viram nada fora o que eles fazem com a natureza corta todas as árvores fodasse a natureza.

Edson Dj
8 meses atrás

já que estão falando em trabalho escravo tem que colocar aí ná matéria quanto esses trabalhadores estavam recebendo de salário por mês. pra gente poder opinar melhor que pior que está situação é ficar desempregado.

Publicidade
Filho do justo
8 meses atrás

Como faço pra denunciar umas aqui em Brasilândia de Minas??trem aqui é feio

Gina Resolvida
8 meses atrás

Quando o dinheiro acabar essas pessoas vão precisar de emprego novamente, já que na região deles não tem opção de emprego, e aí? Ah o governo paga auxílio emergencial, bolsa família….rsrs e paga com o dinheiro de quem dá duro no dia a dia. Por isso o desemprego só aumenta.

Publicidade
Filhos da anarquia
8 meses atrás

Jp só tem artistas, estamos na mídia, nacional e internacional. Kkk

Geraldo
8 meses atrás

Deixa o povo trabalhar..

Publicidade
Indignada
8 meses atrás

Essa matéria está com o título errado.
Deveria ser. 271 DESEMPREGADOS. Sabe porque hoje tem tanta violência devido a forma de tratamento. Comecei trabalhar de bóia fria aos 12 anos, andava nas carrocerias de caminhões, levava marmita. E hoje tenho caráter.

Zé toba
8 meses atrás

Orgulho dessa cidade 😉

Publicidade
ESCRAVA Isaura
8 meses atrás

Engraçado a midia!!…
O tiroteio q esses comedores de calangos estavam envolvidos neste mês em Varjão de Minas, isso a mídia não mostra né!!! Mas trabalho digno com fornecimento de uniforme, EPI’S, ferramentas de trabalho, e comida quentinha no bucho, e com o salário no fim do mês…aí passa a ser considerado trabalho ESCRAVO…
ESCRAVOS não andam livres e muito menos armados pela cidade ne! Só q me faltava!!! Kkkkk
Povo nordestino, toma vergonha! Chega de acomodismo…chega de ser sustentados pelo governo, pelo impostos abusivos q nós trabalhadores pagamos…Bora pra luta cambada de preguiçosos!!!

Gina Resolvida
8 meses atrás
Resposta para  ESCRAVA Isaura

Gostei 👏👏👏

Ninguém
8 meses atrás
Resposta para  ESCRAVA Isaura

Ai você generalizou em ? “Povo nordestino” você fala como se o povo nordestino não contribui pagando impostos de igual maneira, e os programas sociais, não são direcionados apenas para o povo nordestino. Para sua surpresa, e não. Os programas sociais são para todo o brasil, ou no seu mundo encantado, e apenas o povo nordestino que ou parte dele que precisa de auxílios? Acorda vai entender e conhecer mais o teu pais, não vai pelo “disse me disse”. Vagabundo, bandido tem em todo lugar, assim como gente de bem e trabalhadora. Queria ver se esses nordestinos deixassem de querer… Leia mais »

DESTAQUE? MUITO NEGATIVO. QUEIMOU O FILME GERAL.
8 meses atrás

A GENTE BRINCA, A GENTE ZOA. VOCÊS NÃO TEM IDEIA DO QUE ISSO REPRESENTA PARA O MUNICÍPIO. QUEIMA O FILME GERAL, EM RELAÇÃO AO PAÍS, INVESTIMENTOS, EMPRESAS SÉRIAS, DENTRE OUTROS. EU JÁ ESTIVE NO SERTÃO NORDESTINO (INTERIOR DO NORTE DA BAHIA E SERGIPE). LÁ, ESSA TURMA QUE APARECE NAS FOTOS DE UNIFORME NOVO COM MARMITEX QUENTINHO NA MÃO, COMEM CALANGO, RATO, COBRA, PALMA (CACTO CHEIO DE ESPINHO), TOMAM ÁGUA EMPOSSADA COM RESTO DE FEZES DE ANIMAIS, DENTRE OUTRAS COISAS QUE PREFIRO NÃO CITAR, POR RESPEITO À INTEGRIDADE DO SER HUMANO. EU GOSTARIA DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, QUE ALGUÉM AQUI… Leia mais »

Gina Resolvida
8 meses atrás

Falou tudo👏👏👏

Eduardo Henrique De Oliveira
8 meses atrás

Realmente quem tem que descer é VOCÊ e acordar pra vida pela sua lógica se lá eles sofrem aí também tem que sofrer ,viver em condições desumanas , injustas , desagradável. Da mesma forma que VC está aí dizendo que os FISCAIS tem carro ,comida etc … acredito que vc também tem que vc também tem família e quer o melhor para eles Se eles deixaram a vida deles lá foi para buscar algo melhor . Vc deve ser alguém dessas FAMÍLIAS RICAS DE NOME AI DA CIDADE que EXPLORAM as pessoas oferecem o mínimo de DIREITOS POSSÍVEL e ainda… Leia mais »

mito
8 meses atrás

FALOU MUITO E SO FALOU MERDAAA!!!!!
EXISTEM LEIS TRABALHISTAS E SE NAO TEM CONDICOES DE SEGUILAS TEM PODE TER EMPREGADOS!!! GANHANDO A CUSTAS DOS POBRES COITADOS

Humano
8 meses atrás

Caramba pareceu um cano de esgoto, so saiu merda desse teu comentário. Pela sua lógica, quanto pior para o trabalhador melhor não e. O fato de que, você foi ao interior do nordeste e “supostamente” viu pessoas comendo “ratos, bebendo agia com fezes de animais” não justifica o fato destes trabalhadores estarem sendo submetidos a estas condições. Coloca ai uma foto sua, no interior do nordeste, vivenciando os fatos por você citados. Lucro a cima de tudo não e? Agora tem que pagar multa, porque não gastou fazendo tudo corretamente, agora tem que pagar porque não seguiram as regras. Queria… Leia mais »

Publicidade
Júnior
8 meses atrás

Reportagem mentira,os caras podia sair e hora que quiser ir embora , tinha salário até mais de 5 mil , comida boa quente tinha até nutricionista, escravos morando em hotel aiai

Eita
8 meses atrás
Resposta para  Júnior

Salário eu não sabia nem a questão do horário mais que a comida era ruim era. E só você comprar uma marmita da cantina que eles pegavam pra vc ver.

mais artigos